Publicidade
Cotidiano
CRIAÇÃO

Mecânico de Barcelos desenvolve bicicleta aquática e quer aprimorar obra

Conhecido no município como “Dr. Pardal”, André Luiz Andrade pretende pôr tubo de PVC maiores e colocar estrutura que facilite passeio com duas pessoas 18/03/2017 às 14:37 - Atualizado em 18/03/2017 às 15:21
Show show mec nico de barcelos am cria bicicleta aqu tica para pedalar no rio negro am  2    c pia
André Luiz testou a “engenhoca” no rio Negro
acritica.com Barcelos (AM)

André Luiz Andrade, de 44 anos, um engenhoso mecânico na Cidade de Barcelos, a 401 quilômetros de Manaus, está desenvolvendo uma forma de passeio diferente. Ele atravessou o rio Negro até a paradisíaca Praia Grande, que fica a mais de 1 quilômetro em frente à cidade, em cima da sua invenção que ele chamou de “Bike Aquat ALAS”, uma bicicleta aquática.

A novidade desenvolvida pelo mecânico promete revolucionar os passeios de rio pelo Arquipélago Mariuá, unindo o gosto pela natureza e reunindo elementos acessíveis para construir um novo meio de transporte com lazer e consciência ambiental.

Ainda considerada um protótipo, a magrela foi moldada na oficina do “Dr. Pardal de Barcelos”. Depois disso,foi testada no Rio Negro ao atravessar para a Praia Grande. A engenhoca funciona assim: dois blocos de tubo PVC fazem as vezes de flutuadores, nos quais fica acoplada a bicicleta. Ao ser pedalada, faz girar uma hélice de rabeta. 

O mecânico André reconhece que a criação ainda necessita de ajustes para melhorar a velocidade e facilidade de uso. Ele pretende pôr tubo de PVC maiores e colocar uma estrutura para duas pessoas, que deixarão o veículo mais atrativo para um passeio a dois, por exemplo. O sucesso veio logo após o teste. 

André já chamou a atenção de moradores e ribeirinhos que circulavam pela orla, sucesso em dobro na praia, onde a bicicleta das águas já tem seus admiradores. Questionado sobre uma possível venda do produto, André diz que após melhorias do “Bike Aquat Alas” pretende comercializar sua invenção como incentivo para a prática de exercícios e lazer.

E o mecânico não pretende parar por aí, ele já tem diversos veículos que ele mesmo adaptou para as mais diversas necessidades, incluindo na ajuda na locomoção de pequenos agricultores nas estradas cheia de barro no período das chuvas.  Exemplo: 3 triciclos, uma bicicleta para duas pessoas e pretende inovar com um upgrade na sua “Bike Aquat Alas". 

Publicidade
Publicidade