Médico abre mão de folga para atender atingidos pela cheia do Rio Purus, em Pauini
O médico Francisco Batista de Oliveira, 45, está há 1 ano e 6 meses prestando serviços de saúde naquele município

Normalmente um profissional de qualquer área, torce para que chegue seus dias de folga, para desfrutar ao lado dos amigos e da família.
Na contramão disso tudo está o médico, Francisco Batista de Oliveira, acreano de nascimento, de 45 anos de idade, formado na Universidade UDABOL em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, o profissional está há 1 ano e 6 meses prestando serviços de saúde no município de Pauini.
Quando se falou que Francisco faz o caminho inverso, é porque o médico trabalha de segunda a sexta-feira na rede pública, e vejam bem, ao invés de nos fins de semana entrar em gozo de folga, não, ele se desloca à lugares remotos do município, e pratica atendimento a pessoas que não estão integradas na rede pública bem como não tem acesso de ir à cidade.
Uma atitude longânime e afetuosa, que contraria todo um sistema de saúde pública.
O médico ainda participa todas as sextas-feiras na Rádio Comunitária, de um quadro chamado "Momento Saúde", apresentado pelos locutores Gilvan do Reis e Cleucimar Oliveira, o Cimar Boy na emissora de rádio da cidade. Nesse quadro o médico passa informações de Saúde e outros à população.
Sua popularidade e carisma tem encontrado apoio dos munícipes, que enxergam nele um verdadeiro "santo".
"Gostaria de agradecer a acolhida e a forma respeitosa como me receberam e que não medirei esforços para atendê-los. Estou muito feliz e realizado aqui", disse o profissional.
*Por Romário Vieira, especial para A Crítica.