Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
Notícias

Medida do governo federal de simplificação dos tributos coloca empresários do PIM em alerta

Presidente do Centro da Indústria do Estado do AM diz que é preciso acompanhar as ações do governo para avaliar o impacto das decisões na economia local



1.gif Reforma tributária preocupa dirigentes da indústria durante 252ª Codam
30/10/2014 às 10:10

Antes do final do ano, a indústria do Amazonas terá que enfrentar mais um desafio no ramo tributário. Além de aprovar a unificação das alíquotas do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para operações interestaduais, o governo federal prometeu priorizar, ainda este ano, a definição do projeto que simplifica o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Os dois tributos também são cobrados de forma reduzida das empresas com projetos aprovados na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A decisão, que visa resgatar a confiança do mercado financeiro em curto prazo, pode impactar as vantagens comparativas oferecidas pelo modelo e coloca representantes da indústria local em alerta. A preocupação foi demonstrada ontem, por dirigentes do segmento, durante a 252ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), que aprovou pauta com R$ 1,59 bilhão em 31 projetos industriais que podem gerar até 3.110 empregos nos próximos anos.

‘Sinal amarelo’

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, explicou que é preciso acompanhar as ações do governo para avaliar qual será o nível de impacto das decisões na economia local. “Se as alíquotas forem unificadas em todo o País, perderemos ICMS e, se ele for cobrado no destino, e não na origem, nós perdemos também. Por isso, estamos atentos”, analisou.

Já o economista e consultor empresarial, José Laredo, explicou que o maior “perigo” é de que uma unificação de alíquotas possa impactar a vantagem comparativa total do modelo Zona Franca. “Não podemos perder a viabilidade dos negócios”.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.