Domingo, 21 de Julho de 2019
Dia dos Pais

Memória olfativa está diretamente ligada as melhores sensações

De acordo com a neurociência, essa memória estará sempre presente



cheiro.JPG
11/08/2016 às 16:24

 “Esse cheiro me lembra você”. Essa frase é comum para quem guarda na memória um perfume ou fragrância de alguém importante. E isso não acontece à toa, já que a memória olfativa está diretamente ligada à alguma das melhores recordações que carregamos ao longo da vida. E essas memórias e lembranças são ainda mais fortes se relacionada ao pai, que é, geralmente, o primeiro exemplo na formação do caráter de alguém.

E, de acordo com a neurociência, essa memória estará sempre presente mesmo na fase adulta. É o que acontece com a dona de casa Roberta Langler, 35, que só percebeu que associava o cheiro de cavalo ao pai quando se mudou de cidade.

“Eu não percebia que esse cheiro me lembrava meu pai porque esse cheiro era o meu mundo. Nasci e cresci em meio aos cavalos e quando me mudei para Manaus eu percebi que esse cheiro é uma forte lembrança do meu pai, que continua morando no Rio de Janeiro”, explicou. Seu pai, Luiz de Azevedo, sempre foi envolvido com hipismo e chegou a ganhar vários torneios internacionais.

O mais curioso nesse caso é que, segundo Roberta, o cheiro poderia ser associado à toda sua família, já que todos viviam no mesmo local. “Mas não adianta, sempre que cheiro algo relacionado à cavalos, o meu pai é a primeira pessoa que me vem em mente”, assegurou.

Já a pequena Ana Beatriz Brasil, 4, associa seu pai ao cheiro do churrasco. Segundo a pequena, esse é um cheiro que só ele tem. “Esse é, com certeza, o cheiro do meu pai”, afirmou. Ana Beatriz é filha da professora Deisy e Ronaldo Brasil.

Essas lembranças podem vir ainda mais de longe, já que a memória continua presente mesmo sem a presença física. “Fui criada com muita rigidez e era função do meu pai acordar às 6h para fazer o café. Quando eu sentia esse cheiro eu sabia que ele já estava acordado e pronto para começar o dia. Hoje, mesmo com ele não estando mais entre nós, associo esse cheiro ao começo do dia com ele”, relembrou a funcionária pública Elizabeth Vasconcelos, 52.

Presentes

Para dar uma forcinha em quem quer acentuar mais as lembranças de seus pais, as empresas especializadas investem pesado nessa época do ano e produzem kits com perfumes e produtos de belezas que são capazes de agradar os mais diferentes tipos de pais.

É o caso de O Boticário, que está oferecendo opções de kits presenteáveis e combos com alguns de seus itens clássicos de perfumaria e cuidados pessoais, além de itens exclusivos, como nécessaire e kit de ferramentas. Duas das opções são o  Kit Malbec , com dois desodorantes colônia: Malbec e Malbec Noir, um sabonete líquido com sementes de uva e um kit com ferramentas, todos em uma linda caixa de presente e o Kit Coffee Man vem com a colônia desodorante Coffe Man, um balm pós-barba, um desodorante antitranspirante aerosol e uma exclusiva nécessaire da linha. Ambos estão sendo vendidos nas lojas de O Boticário, no e-commerce (www.boticario.com.br) e com as revendedoras da marca.

*Com informações da assessoria de comunicação.

 

 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.