Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
Notícias

Mercado da bola: Confira quem o seu clube contratou para 2012

Clubes foram os que mais contrataram; equipes de massa como Fla e Palmeiras seguem lentos e chinês do Timão é o 'destaque'



1.gif Wagner, Cortês e Kleber mudaram de time para 2012
03/01/2012 às 07:14

Nem Rio, nem São Paulo. Os três clubes que mais se reforçaram até agora estão longe do centro financeiro do futebol brasileiro: Grêmio, Coritiba e Cruzeiro contrataram, até agora, sete jogadores. Além das novidades para esta temporada, transações amarradas, como o caso Montillo, prometem se tornar uma verdadeira novela e se arrastar por semanas nesta época de contratações.

Com o início de 2012, o LANCENET! faz um balanço do vaivém, mostrando quem mais contratou e quém ainda está engatinhando na hora de reforçar o elenco. Confira!



No Tricolor Gaúcho, os recém-chegados Kleber Gladiador e Marcelo Moreno são os nomes de impacto. Além dos atacantes, Léo Gago, Sorondo, Douglas e Marco Antônio já chegaram para reforçar a equipe em 2012. O Coxa trouxe jogadores como os meias Emerson, do Grêmio, Lincoln, ex-Palmeiras e Renan Oliveira, do Atlético-MG. Destaque do Avaí, o volante Junior Urso também acertou com o clube paranaense.

Já o Cruzeiro, apesar do número expressivo de acertos, ainda não fechou com nenhum nome de destaque. Vieram o volante Amaral, o lateral Gilson e os zagueiros Thiago Carvalho e Mateus. Para os celestes, o principal assunto sobre o mercado da bola é a possível saída de Montillo. As tratativas pelo meia, destaque em 2011, prometem ser a principal disputa neste período de transferências. Por enquanto, o Corinthians segue sonhando com o craque. O rival São Paulo segue por fora.

Recém-chegados da segundona, Ponte Preta e Sport acertaram seis reforços cada para a disputa da Série A. Destaque para Lauro, goleiro do Internacional, e o volante Willian Magrão, do Grêmio, que vão jogar pela Macaca em 2012. No Leão, Diogo, ex-Flu, e Rivaldo, que atuou pelo Palmeiras, foram os mais novos reforços.

VAIVÉM: Confira como anda o mercado da bola

Náutico e Portuguesa, que também conquistaram o acesso, seguem se reforçando. O Alvirrubro trouxe o volante Lenon, ex-Flamengo, e o lateral-direito Marquinho, do Fluminense. Já a Lusa, campeã da Série B em 2011, por enquanto, acertou com o goleiro Rodrigo Calaça, ex-Sport, o volante Léo Silva, que estava no Americana e os atacantes Rafael Oliveira, ex-Paysandu, e Vandinho.

Correndo por fora, dois dos grandes clubes de São Paulo aparecem com cinco contratações cada: o Corinthians fechou com o zagueiro Felipe, do Bragantino e com o atacante Gilsinho, do Jubilo Iwata (JAP). Mas o nome mais inusitado foi o chinês Chen Zhi-Zhao, do Nanchang Hengyuan (CHI), anunciado no domingo pelo clube. Já o Tricolor paulista apresentou um pacotão no fim do ano e foi quem mais contratou entre os quatro grandes do estado: chegaram o lateral-esquerdo Cortês, ex-Botafogo; o zagueiro Edson Silva e o meia Maicon, ambos do Figueirense; Fabrício, volante do Cruzeiro e Paulo Miranda, zagueiro, ex-Bahia.

Destaque da última temporada, o Figueirense é um dos clubes que mais perdeu jogadores no mercado nacional até aqui: seis jogadores já deixaram a equipe catarinense, que contratou outros cinco para se reforçar e tentar repetir o excelente desempenho de 2011. Entre os contratados, estão o lateral-esquerdo Guilherme Santos e o volante Toró, ambos do Atlético-MG.

O primeiro representante do Rio no ranking é o Botafogo. Além do novo comandante, Oswaldo de Oliveira, o clube trouxe mais três reforços. Destaque para o meia Andrezinho, ex-Internacional. O Bahia renovou com Lulinha e Souza, do Corinthians, e também garantiu quatro reforços para a próxima temporada.

O Fluminense, que já havia acertado com o meia Wagner no ano passado, entra em 2012 com outras duas contratações: o lateral Bruno, ex-Figueirense, e o zagueiro Anderson, que atuou no Atlético-GO em 2011. O Dragão, aliás, trouxe até agora apenas dois atletas para o seu elenco.

Entre os clubes que menos se reforçaram estão seis grandes do futebol nacional. Atlético-MG e Internacional acertaram apenas dois reforços cada. O Galo repatriou o meia Danilinho, após passagem pelo futebol mexicano, e acertou com o volante Leandro Donizete, ex-Coritiba. Já o Inter, tirou Dagoberto do São Paulo para formar dupla com Leandro Damião e acertou com o lateral-esquerdo Fabrício, da Portuguesa.

O Vasco, além da compra do meia Bernardo, um dos destaques da equipe em 2011, acertou com o zagueiro Rodolfo e está praticamente fechado com o lateral Thiago Feltri. O carioca que menos contratou até agora foi o Flamengo. O clube trouxe o lateral Magal, ex-Americana, e conseguiu a permanência de Ronaldinho, mas pode perder Thiago Neves. Os zagueiros Juan e Bolívar e o atacante Vagner Love seguem nos planos.

Correndo por fora, Palmeiras e Santos sacramentaram apenas uma negociação cada. O Verdão trouxe o lateral-esquerdo Juninho, que pertencia ao Figueirense. Já o Santos, acertou com o lateral-direito Jonas, do Coritiba.

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.