Sábado, 28 de Novembro de 2020
JUNHO VIOLETA

Mês de junho deve ser selecionado para campanhas de proteção aos idosos

Projeto de Lei da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) quer instituir no calendário do AM o 'Junho Violeta' contra violência e discriminação dos idosos



Deputada-Alessandra-foto-22-by-Hudson-Fonseca-ALEAM_7E2FB74A-1F33-4C3A-A25A-F975B0844069.jpg Foto: Divulgação
05/10/2020 às 12:57

Com o intuito de valorizar as pessoas idosas, combater a discriminação e a violência contra as pessoas de melhor idade, o Projeto de Lei Nº 430/2020, insere no calendário oficial de eventos do Estado do Amazonas, o "Junho Violeta", mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa.

O PL, de autoria da vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputada Alessandra Campêlo (MDB), ainda afirma garantir a defesa dos direitos da pessoa idosa, observando os preceitos contidos na Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.



Além de promover ações de mobilização, sensibilização, instrução, prevenção e conscientização da população contra todos os tipos de violência a pessoas idosas, o Projeto de Lei também incentiva a iluminação ou decoração voluntária da parte externa de prédios públicos ou privados, com luzes ou faixas na cor violeta, remetendo ao pequeno laço de cor violeta - símbolo da campanha.

Aumento de casos

O documento ressalta ainda que, durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19),  as denúncias de agressão contra as pessoas idosas cresceram, e a maioria dos casos foi dentro do seu âmbito familiar, uma vez que houve o aumento de convivência.

A violência contra o idoso pode ocorrer de várias formas, os tipos mais comuns de violência incluem a física, psicológica ou emocional, financeira, sexual e a negligência. Os maus tratos contra as pessoas idosas são uma grave violação aos direitos humanos, e no Brasil também se trata de conduta criminosa de acordo com o Estatuto do Idoso, Lei Federal 10741/2013.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.