Publicidade
Cotidiano
Notícias

Mesa-redonda debate crítica de cinema no Amazonas nesta quarta-feira (22)

Estudiosos do setor audiovisual e críticos de cinema amazonenses se reúnem para discutir a produção local no gênero e incentivar a análise no setor audiovisual do estado 21/10/2014 às 11:37
Show 1
Evento é gratuito e aberto ao público
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A crítica de cinema no Amazonas é tema de mesa-redonda em Manaus na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro. O evento gratuito acontece no Espaço Thiago de Melo da Livraria Saraiva, no Manauara Shopping, às 19h.

Participam do debate:

- Diego Bauer, integrante do site Cine Set e produtor audiovisual;

- Gustavo Soranz, professor e pesquisador de cinema e audiovisual;

- José Gaspar, pioneiro da crítica no Amazonas com a revista Cinéfilo nos anos 60;

- Isabel Wittman, integrante do site Cinema em Cena;

- Ivanildo Pereira, integrante do site Cine Set.

As características do trabalho do crítico, as experiências dos participantes no setor e como a crítica de cinema no Amazonas pode auxiliar a produção local serão alguns dos temas abordados no debate.

“Essa é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e impulsionar o diálogo de uma maneira diferente do trabalho realizado no Cine Set”, explica a coordenadora do evento, Susy Freitas. “Sempre tivemos a preocupação de tentar aproximar nossa produção do contexto local, e ter a chance de debater cinefilia e crítica com o público e com os palestrantes convidados é um feito muito especial para nós”, completou.

O Espaço Thiago de Melo da Livraria Saraiva do Manauara Shopping localiza-se na Avenida Mário Ypiranga, 1300, bairro Adrianópolis. A entrada no evento é gratuita.

Sobre o Cine Set

O site Cine Set (www.cineset.com.br) foi lançado em setembro de 2014; porém, a atuação da equipe remonta a 2007, quando o programa “Set Ufam” foi produzido pelo grupo de então estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas e exibido na TV Ufam.

Em 2012, o projeto foi reconfigurado para o formato de blog, vinculado a um portal de notícias local até o lançamento do site próprio. Atualmente, traz críticas de filmes, notícias, videocasts, entrevistas e outros conteúdos relacionados a cinema e audiovisual.

Perfil dos palestrantes da mesa-redonda Cinefilia e Crítica Cinematográfica

Gustavo Soranz: Professor do Centro Universitário do Norte. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam) e doutorando em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP).

Isabel Wittmann: tem uma coluna no Cinema em Cena, um dos mais antigos sites de crítica de cinema no Brasil, na qual analisa figurino. É mestranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS/Ufam).

José Gaspar: animador cultural do cineclubismo manauara. Fez parte do Grupo de Estudos Cinematográficos (GEC), que fundou o primeiro cineclube de Manaus. O grupo posteriormente lançou a Revista Cinéfilo, a segunda publicação especializada em cinema do Brasil e a primeira da Região Norte, nos anos 1960.

Diego Bauer: é jornalista, ator, diretor e crítico de cinema do Cine SET. Atuou no curta-metragem “A Segunda Balada”. Dirigiu o curta-metragem “O que não te disse”.

Ivanildo Pereira: jornalista e crítico de cinema. Formado pelo curso “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica”, do crítico Pablo Villaça. Escreve críticas para os sites Cine Set, Cinema Detalhado e Arte com Pipoca.

Serviço

O quê: Mesa-redonda Cinefilia e Crítica de Cinema

Onde: Espaço Thiago de Melo da Livraria Saraiva

Quando: 22/10, às 19h

Quanto: Gratuito

Publicidade
Publicidade