Publicidade
Cotidiano
ELEIÇÕES 2018

Meta do TRE é cadastrar a biometria de 40 mil eleitores no Amazonas até o dia 9 de maio

Quarenta e um servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vão ajudar a realizar a biometria dos eleitores da capital 22/02/2018 às 16:20
Show biometria 123
Foto: Reprodução/Internet
Larissa Cavalcante Manaus (AM)

A meta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) para a eleição de 2018 é atender 40 mil eleitores até o dia 09 de maio, data de fechamento do cadastro biométrico de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para cumprir o objetivo, o órgão vai contar com o apoio de 41 servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para realização da biometria dos eleitores da capital. O termo de cooperação técnica foi assinado ontem (21) durante a sessão ordinária da casa legislativa.

Segundo o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), cada vereador irá ceder um servidor do seu gabinete para atuar no cadastramento biométrico. “Iremos repetir a mesma metodologia aplicada em 2014 dando prioridade para aqueles que já receberam o treinamento à época. Os servidores estarão aptos a Justiça Eleitoral a partir do dia primeiro de março”, disse.

De acordo com o presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões, no levantamento da Corte consta a demanda de 40 mil eleitores da capital para realizar o cadastro biométrico, no entanto o número pode ser maior por conta dos eleitores que se deslocavam para os municípios vizinhos para votar e que precisam comprovar endereço durante o processo de biometria.

“Esse convênio com a Câmara é justamente para acelerar esse processo e não ter uma demanda muito grande no último dia de cadastro. Os servidores serão treinados pelo TRE para atuar nas zonas eleitorais concentradas no Aleixo e também no posto de atendimento que funcionará no PAC Via Norte, localizado no Shopping Via Norte”, afirmou.

A expectativa do TRE-AM é que até o dia 9 de maio, 90% dos eleitores do Estado já estejam identificados biometricamente. Segundo o site do TSE, 1.796.664 (76%) já estão com o cadastro efetivado.

Interior

Conforme o presidente do TRE-AM, a identificação biométrica está sendo realizada em todos os municípios do Estado por meio de acordos firmados com as prefeituras e as câmaras municipais.

“Onze municípios do Estado, incluindo a capital, já concluíram esse cadastro biométrico e possivelmente mais quatro municípios (Atalaia do Norte, Parintins,Tabatinga, Tefé) devem finalizar esse processo até 9 demaio”, avaliou Simões.

Agendamento do cadastro biométrico

O agendamento biométrico é feito no site do TRE-AM (http://www.tre-am.jus.br), na aba Eleitor selecionando a opção sistema de agendamento. O sistema fica disponível diariamente, de segunda a sexta-feira, a partir das 13h, até o preenchimento dos horários disponíveis.

De acordo com o diretor geral do órgão, Messias Andrade, haverá uma parceira com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em que 14 guichês serão montados no Pac Via Norte, com funcionamento de 8h às 17h, para realizar cerca de 900 atendimentos por dia a partir da primeira semana de março. Também é possível agendar o cadastro biométrico para a sede do TRE, localizada no Aleixo.

O eleitor da capital que não apresentar a identificação biométrica ficará de fora do pleito. A regra não é válida para todos os municípios do interior por conta da paralisação de cinco meses na realização do cadastro em virtude da eleição suplementar.

Publicidade
Publicidade