Publicidade
Cotidiano
Notícias

Metas: veja dicas para planejar sua vida profissional em 2016

Conseguir um emprego melhor, qualificar-se profissionalmente, fazer um intercâmbio no exterior e até mesmo mudar radicalmente de carreira e começar tudo de novo 27/12/2015 às 15:33
Show 1
A coach Eliana Pinheiro, da SB Coaching em Manaus, lembra da importância de um planejamento bem feito
Juliana Geraldo Manaus (AM)

A passagem de ano é sempre um momento de reflexão para as pessoas. Planos diversos surgem no pensamento para se concretizarem no novo ciclo que se inicia. Os sonhos são muitos e variam desde adquirir um bem material como imóvel ou carro, fazer “aquela” viagem até perder uns quilinhos indesejáveis.

Independentemente dos sonhos de cada um, existe um aspecto sempre presente nos desejos das pessoas para o ano que se aproxima: o profissional. Conseguir um emprego melhor, qualificar-se profissionalmente, fazer um intercâmbio no exterior e até mesmo mudar radicalmente de carreira e começar tudo de novo.

Mas como tomar a decisão certa e planejar tudo de modo que os sonhos não se percam pelo caminho? Para ajudar, +DINHEIRO ouviu especialistas que dão dicas valiosas para fazer o planejamento ideal.

De acordo com a consultora e coach da People RH, Eliane Martins, um bom começo é a reflexão, antes mesmo do planejamento por escrito. “O que se quer alcançar? Onde se quer chegar? Quando? Por que isso é importante? Que valores serão atendidos? Responder estas perguntas reforça a importância deste objetivo e ajuda a firmar o comprometimento para que ele não seja esquecido ao longo do ano”, explica.

Depois, segundo ela, é importante fazer uma minuciosa análise para o profissional saber se está preparado tecnicamente para a posição que almeja alcançar.

“Essa análise vai variar de acordo com o objetivo. Por exemplo: se o profissional busca uma promoção no mesmo ambiente de trabalho, como um cargo de liderança, ele precisa buscar as competências exigidas, como trabalho em equipe, comunicação, delegação, entre outras. Se a pessoa está fora do mercado de trabalho, pode contratar uma empresa especializada em identificação de competências e recolocação profissional”, destaca.

No papel

Só a partir deste momento, com tudo bem definido mentalmente, é que os planejamento deve ser colocado no papel efetivamente. Para essa etapa, outra profissional da área de carreira, a coach Eliana Pinheiro, recomenda alguns passos a serem seguidos.

“Agora sim, com caneta e papel em mãos, o profissional deve listar seus objetivos para 2016. Para cada objetivo, ele deve definir uma meta que deverá realizar para alçançá-lo e um prazo limite. Dividir o objetivo em submetas com prazos menores também ajuda a chegar ao desejo final”, ensina. Além disso, conforme Eliana é importante, periodicamente, reler a lista e avaliar a distância dos objetivos e, se necessário, reorientar as ações, mudando a estratégia.

“E, finalmente, ao alcançar os objetivos, celebre. A comemoração dos resultados alcançados é tão importante quanto o cumprimento das metas”, sugere a especialista.

Dicas

Faça uma reflexão sobre que objetivos profissionais que você quer alcançar em 2016 

O que você espera alcançar? Quando?Analise o que você precisa fazer para isso. Quais competências precisa desenvolver?

Só então, coloque o planejamento no papel

Defina os objetivos e para cada um, uma meta e um prazo de realização

Defina submetas de curto prazo para chegar ao objetivo final

Corrija a rota se necessário.

Publicidade
Publicidade