Publicidade
Cotidiano
Notícias

Meteorologia prevê chuva nos próximos dias em Manaus, incluindo o Natal e a véspera

A previsão para o dia 25 é de pancadas de chuva de curta duração, acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia, com temperaturas variando de 25 a 35 graus. 22/12/2015 às 15:10
Show 1
Chuva que caiu pela manhã não causou grandes problemas, segundo os órgãos responsáveis pela defesa civil
SILANE SOUZA Manaus (AM)

É grande a possibilidade de chuva durante o feriado de Natal, na próxima quinta e sexta-feira, em Manaus, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A previsão para o dia 25 é de pancadas de chuva de curta duração, acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia, com temperaturas variando de 25 a 35 graus Celsius.

Nessa quarta-feira (23), segundo o Cptec, há 80% de chances de chover na capital amazonense. Na quinta-feira (24), a possibilidade de chuva sobe para 87% e na sexta-feira (25), 90%. O Instituto Meteorológico Climatempo também prevê chuvas nesses próximos dias na cidade, além de temperaturas entre 22 a 32 graus e precipitação de 63 milímetros somando o volume que cair de terça-feira a sexta-feira.

Sobre a chuva que amanheceu em Manaus, nesta terça-feira, o chefe da divisão de meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ricardo Dallarosa, informou que foram registradas chuvas da ordem de 18,2 milímetros, na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 16.9 mm, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (SBEG), e 13 mm, no Aeroporto de Ponta Pelada (SBMN).

Segundo ele, o registro de precipitação teve início entre 06:00 e 07:00 na estação do Inmet e em ambos os aeroportos. Além da precipitação (chuva), que atingiu todos os setores da cidade, de acordo com Dallarosa, também ocorreram trovoadas (descargas elétricas atmosféricas).

Ele destacou que os modelos de previsão do Sipam mostram que essas chuvas deverão continuar nos próximos dias (incluindo o dia de Natal), com consequente redução durante este período.

Até o momento, a Defesa Civil de Manaus registrou somente uma ocorrência de rua alagada. O fato aconteceu por volta de 11h31, na rua Mutuzimho, bairro Armando Mendes, Zona Leste. Segundo a equipe do órgão, houve entupimento de bueiro, mas quando chegaram a rua já não estava mais alagada.

Devido às condições meteorológicas, o aeroporto internacional de Manaus Eduardo Gomes operou por instrumentos de 07:27h até 08:44h, nesta terça-feira. Não houve registro de atraso e/ou cancelamento de voos nesse período, assegurou a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Publicidade
Publicidade