Sábado, 16 de Outubro de 2021
Esclarecimentos

Ministro da Ciência é chamado pela Câmara para prestar esclarecimentos sobre CNPq e reunião com deputada neonazista

Debate atende a requerimentos apresentados pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), Professora Rosa Neide (PT-MT) e Danilo Cabral (PSB-PE)



img20190805101819666-768x512_222D5346-7646-4C28-ACB3-2173AD4D0B76.jpg Foto: Reprodução
30/08/2021 às 11:50

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, foi convidado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para participar de uma audiência pública na quinta-feira (2). Os deputados querem esclarecimentos sobre a situação dos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e sobre reunião com deputada alemã neonazista, Beatrix von Storch, que foi recebida oficialmente no Ministério.

O debate atende a requerimentos apresentados pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), Professora Rosa Neide (PT-MT) e Danilo Cabral (PSB-PE). Eles queriam a convocação do ministro, ou seja, que ele fosse obrigado a comparecer, mas foi aprovado apenas um convite.

No final do mês de julho, a Plataforma Lattes, que hospeda informações de alta significância dos pesquisadores brasileiros e da produção científica, ficou fora do ar e o sistema só foi completamente reestabelecido após quase duas semanas de falhas.

“O sucateamento da agência provavelmente tem relação direta com a queda dos seus sistemas”, afirma Correia.  Ele lembra que o CNPq, uma das principais entidades de fomento à pesquisa do Brasil e ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, teve abruptos cortes de financiamento e está operando com o menor orçamento dos últimos 21 anos.

“Ao invés de priorizar a solução do “apagão” ocorrido na ciência brasileira, o ministro Marcos Pontes abriu espaço em sua agenda para receber no Ministério uma deputada neonazista da Alemanha”, afirma Correia.

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 2.

*Com informações da Agência Câmara




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.