Domingo, 26 de Maio de 2019
Notícias

Ministério da Saúde anuncia mudanças no calendário de vacinação infantil em 2016

Doses de vacina contra HPV, meningite, pneumonia e poliomielite serão alteradas; mudanças são rotineiras, explica a pasta



1.jpg
MS anuncia alterações no calendário de vacinação infantil para este ano
06/01/2016 às 21:03

O Ministério da Saúde (MS) anunciou na terça-feira (4) o novo calendário de vacinação das crianças para 2016. Foram alteradas as doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia. Também haverá mudança no tipo de vacina contra a poliomielite e não será mais necessária a terceira dose da vacina de HPV (papiloma vírus humano). As quatro vacinas são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No caso da vacina contra a pneumonia, a diferença é a redução no número de doses da vacina pneumocócica, de dez para duas doses: uma aos dois meses do bebê e outra aos quatro meses, seguida do reforço aos 12 meses, podendo ser tomada até os quatro anos. Segundo o Ministério da Saúde, os estudos recentes mostram que o esquema de duas doses mais um reforço, tem a mesma efetividade que o esquema vacinal anterior.

Outra mudança será na vacina meningocócica C (conjugada), que protege os pequenos da doença. Agora, o reforço deverá ser aos 12 meses, podendo ser aplicada até os quatro anos. As primeiras doses continuam sendo dadas aos três e cinco meses.

HPV

Uma das principais mudanças é na vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), que passa para duas doses. Meninas entre as idades de nove a 13 anos podem tomar a vacina e devem receber a segunda dose seis meses após a primeira. Já as mulheres com HPV entre nove e 26 anos continuarão a receber as três doses da vacina.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do MS, Antônio Nardi, essas mudanças são rotineiras. “O Calendário Nacional de Vacinação tem mudanças periódicas em função de diferentes contextos. Sempre que temos uma mudança na situação epidemiológica, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas, fazemos modificações no calendário”, explicou, por meio da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.  


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.