Sábado, 25 de Maio de 2019
HumanizaSUS

Ministério premia dois vídeos do Amazonas dentro da Política Nacional de Humanização

“Igaraçu - Canoa Grande”, de Borba, e "Dona Lindú", da capital, foram dois dos nove vídeos premiados nesta quarta-feira durante evento realizado em Brasília pelo órgão federal



humanizasus.JPG
Da esq. para a dir.: a coordenadora geral da Política Nacional de Humanização da Secretaria de Atenção à Saúde, Maira Batista Botelho Alves; o prefeito de Borba, José Maria da Silva Maia (representando a homenageada Valdelanda de Paula Alves); e os secretários de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, e executivo da pasta, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, durante a premiação do HumanizaSUS / Foto: Erasmo Salomão/MS
29/12/2016 às 09:23

O Prêmio HumanizaSUS, iniciativa do Ministério da Saúde que destacou nove experiências de todas as regiões do País em comemoração aos dez anos da Política Nacional de Humanização (PNH), teve dois representantes do Amazonas entre os homenageados. A entrega dos prêmios ocorreu nesta quarta-feira, dia 21, em Brasília.

O Estado teve seus vídeos premiados escolhidos em concurso cultural de iniciativas inovadoras no Sistema Único de Saúde e que visavam mostrar o atendimento humanizado no SUS. São eles “Igaraçu - Canoa Grande”, do diretor Fabio Bardella e que concorreu sob a temática de UBS Fluvial e atendimento dentro do barco no Rio Madeira em comunidades indígenas, da cidade de Borba (AM), e “Dona Lindú”, com direção de Diogo Martins e Rafael Frazão, enfatizando a importância do atendimento humanizado no pré-natal no hospital Dona Lindú, de Manaus.

As outras iniciativas premiadas vieram das cidades de Maringá (PR), Blumenau (SC), Salvador, Brasília, Betim (MG), Sete Lagoas (MG) e Goiânia.

“Estamos premiando boas práticas e inovações das instituições que estão no dia a dia, sendo entregues aos usuários do sistema. A humanização tem três pilares que devem atingir, não só o usuário, mas também o gestor e o colaborador. Quando há uma integração destes fatores temos uma entrega muito maior que chega mais forte a cada usuário do sistema. É isso que o HumanizaSUS faz, trabalha a cada dia para levar a todos que compõe o sistema uma maneira mais fácil, mais simples e mais forte de atendimento”, destacou o secretário de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo.

Os projetos viraram documentários para que as iniciativas possam ser multiplicadas em outras localidades. Os vídeos estão disponíveis no canal do Ministério da Saúde e foram escolhidos a partir de uma seleção de 284 inscrições. Uma equipe de 18 apoiadores da Rede HumanizaSUS avaliou as experiências até outubro de 2016. Entre os critérios para seleção estão a criatividade, o respeito ao tema do edital e o potencial de melhorar o acesso e qualidade no SUS.

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 e apoia ações com potencial para produzir mudanças nos processos de atenção e gestão, com foco para as necessidades dos usuários e garantia dos direitos. O objetivo é promover a participação ativa, ampliando o diálogo dos gestores, dos profissionais de saúde e da população em processos diferenciados, permeando os diferentes espaços de produção e promoção da saúde.

O Ministério da Saúde ressalta que diversos avanços foram conquistados desde a criação do PHN, em diferentes regiões do País, “como a implementação do acolhimento com classificação de risco, implementação da visita aberta nos hospitais, direito ao acompanhante, implementação das ouvidorias e espaços de diálogo entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, criação de projetos cogeridos de ambiência, apoio para implementação das Boas Práticas de Parto e Nascimento, além das ações transversais com as outras políticas de saúde”.

Em números

284

É o número de vídeos que foram inscritos e analisados pelo Ministério da Saúde para se chegar aos 9 premiados. Uma equipe de 18 apoiadores da Rede HumanizaSUS avaliou as experiências até outubro de 2016.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.