Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Notícias

Ministério Público investigará quebra de sigilo em Parintins

Procurador do PRE-AM considerou graves as denúncias contra o juiz eleitoral do município, Aldrin Rodrigues, que quebrou sigilo bancário de parte da população



1.jpg Procurador regional eleitoral Ageu Florêncio disse que abrirá um inquérito para apurar se houve, de fato, a quebra de sigilo bancário
10/10/2014 às 09:24

O procurador Regional Eleitoral do Amazonas (PRE–AM) Ageu Florêncio disse, nesta quinta-feira (9), que as acusações feitas contra o juiz eleitoral de Parintins, Aldrin Rodrigues, da “quebra” de sigilo bancário de parte dos moradores do município, são graves, mas que é preciso analisar o teor da representação.

Ageu informou que já está de posse da documentação e que logo dará seu parecer sobre a situação. “Estamos analisando, no entanto, precisamos colher informações para saber o que realmente aconteceu para saber se houve quebra de sigilo bancário, mas para isso, precisamos ter mais elementos para se fazer uma conclusão correta e efetiva”, ressaltou.

Em sua observação preliminar, o procurador destaca que ainda não se sabe se houve ou não a violação do sigilo bancário dos moradores. “Ele (André Seffair) faz referência à quebra, mas ele deve ter mais informações do que eu, mas nos autos da representação não consta nenhuma comprovação documental, nenhum extrato bancário, nada para saber se efetivamente foi quebra”, comentou.

Ageu Florêncio ponderou que ainda é muito cedo para proferir uma conclusão do caso. “Não adianta especularmos se ocorreu ou se não ocorreu, mas posso adiantar que vamos instaurar um procedimento, mas primeiramente vamos ouvir o juiz (Aldrin) para saber o que ele fez. Esse será o caminho”, completou o procurador.

A denúncia

De acordo com a denúncia feita pelo promotor eleitoral de Parintins, André Seffairr, o ato supostamente praticado pelo juiz eleitoral, Aldrin Rodrigues, é considerado ilegal, pois o mesmo solicitou as movimentações financeiras (depósitos, transferências e saques) acima de R$ 5 mil feitas em todas as agências bancárias do município, no período que antecedeu as eleições do dia 5 de outubro.

André Seffair disse que, ao solicitar informação do cartório e da Polícia Federal à respeito da situação, foi informado que não havia nenhum processo administrativo ou judicial em curso, para que o juiz Aldrin Rodrigues solicitasse a quebra de sigilo bancários dos moradores. “A quebra de sigilo não pode ser feita sem que haja um processo”, disse o promotor.

O juiz Aldrin Rodrigues informou que somente irá se pronunciar caso seja notificado e caso seja, o assunto será esclarecido na perante a Justiça. O caso veio à tona, na quinta-feira da semana passada, quando o promotor André Seffair tomou conhecimento do caso.

TRE diz que fez repasse para técnicos

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Socorro Guedes, informou, ontem, que realizou o repasse dos recursos aos técnicos da empresa Atlântica, contratada para prestar serviços de limpeza e conservação de urnas e operação da transmissão de dados durante a eleição.

Desde a terça-feira, os técnicos reivindicavam o pagamento de salários e diárias, em aberto desde o dia 3 deste mês. A desembargadora disse que convocou para hoje, às 10h, na sede provisória do TRE-AM, uma reunião com todos os técnicos contratados e o proprietário da empresa, cuja sede fica em São Luís no Maranhão, para em conjunto com sua gerência apresente esclarecimentos pelo ocorrido e os motivos que a impediram de realizar os depósitos bancários até o dia 3 deste mês.

O TRE-AM informou, por meio de sua assessoria, que caso seja constatada a irregularidade por parte da empresa, culminará na aplicação das sanções cabíveis, sob pena de multa. A assessoria informou que o tribunal cumpriu com todas as obrigações com a contratada, pertinente a repasses de recursos e pagamentos, realizados rigorosamente em dia. Em média cada técnico tem salário de R$ 900.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.