Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020
DADOS X PALAVRA

Ministro afirma que dados sobre desmatamento na Amazônia não são verdadeiros

Ricardo Salles, da pasta do Meio Ambiente do Governo Bolsonaro, decidiu negar os dados do Inpe, que registrou aumento de 88% nas ações de desmatamento neste ano



hudashuauhaiu_40A004DE-6EA4-45AE-AAFF-307CE1CC5EC7.JPG Foto: AFP
01/08/2019 às 16:02

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, reconheceu nesta quinta-feira que o desmatamento da Amazônia tem aumentado nos últimos anos, mas afirmou que a alta de 88% em junho divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) não é verdadeira.

Em entrevista coletiva em Brasília ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Salles disse que boa parte do desmatamento computado pelo Inpe em junho ocorreu em períodos anteriores, mas não foi possível detectá-lo devido à “fragilidade” do sistema Deter, que alerta o desmatamento em tempo real na Amazônia.



Questionado sobre qual seria o número verdadeiro do desmatamento na Amazônia em junho, Salles disse que os dados do Deter não permitem mensurar percentual de mês a mês. “Não há acurácia necessária para fazer isso... É uma informação inconsequente”, afirmou.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.