Sábado, 07 de Dezembro de 2019
HOMENAGEM

Ministro Lewandowski vai receber título de Cidadão Amazonense

No projeto de lei, deputado Josué Neto justifica que o ministro do STF “sempre atuou de forma a defender os interesses da Zona Franca de Manaus”



ministro-lewandowski_8B1376EA-32AA-4BDC-BFD7-7BB92B76D17F.jpg Foto: Reprodução/Internet
29/04/2019 às 18:49

Um dos ministros que votou favorável a garantia da utilização de créditos de IPI de produtos oriundos da Zona Franca de Manaus, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, será homenageado com o título de cidadão amazonense.

O projeto de lei foi apresentado pelo presidente da Casa Legislativa, Josué Neto (PSD), da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), antes do julgamento do recurso pelo STF, no dia 03 de abril. A proposta foi aprovada, nesta segunda-feira (29), com o aval de 13 parlamentares.



O Título de Cidadão do Amazonas, instituído na estrutura do Poder Legislativo Estadual, tem como finalidade homenagear personalidades que tenham prestado ao Estado “relevantes serviços, em qualquer campo de atividade, pessoal e diretamente”.

De acordo com a justificativa da proposta, o ministro do STF “sempre atuou de forma a defender os interesses da Zona Franca de Manaus”, incluindo decisão de 2017 sobre a isenção de PIS/Cofins.

“(O título) reconhece todas as vezes que a Zona Franca de Manaus tem sempre voto favorável do ministro. Na semana passada, não foi diferente e, mais uma vez, o ministro votou a favor da Zona Franca e a favor do crédito do IPI. Temos esse momento para agradecer pelo passado recente e pela manutenção do crédito que favorece as nossas vantagens comparativas”, disse Josué Neto após a aprovação do projeto lei.

Natural do Rio de Janeiro, Lewandowski recebeu, segundo a justificativa do projeto, o título de Doutor honoris causa concedida pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em 2015 e também a Medalha do Mérito do Estado do Amazonas, no Grau Grã-Cruz, do Governador do Estado no mesmo ano.

A cerimônia de entrega do título ocorrerá em sessão especial no plenário Ruy Araújo, da ALE-AM, em data e horário a ser anunciado pelo cerimonial da Casa Legislativa. No próximo dia 17, no entanto, o ministro do STF vem a Manaus para palestrar sobre o princípio da presunção de inocência, no Congresso de Magistrados do Amazonas – Jubileu de Ouro da Amazon.

News larissa 123 1d992ea1 3253 4ef8 b843 c32f62573432
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.