Publicidade
Cotidiano
Semana Santa

Missa dos Santos Óleos é celebrada na Catedral Metropolitana de Manaus

Durante a celebração, os padres e irmãos de Manaus, realizaram a renovação das promessas sacerdotais 28/03/2016 às 17:59 - Atualizado em 30/03/2016 às 15:46
Isabelle Valois

Na manhã desta quinta-feira Santa (24) foi celebrado na Catedral Metropolitana de Manaus, igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a missa dos Santos Óleos, onde se consagra os três óleos do catecúmenos, crisma e dos enfermos que serão utilizado nos sacramentos nas comunidades, paróquias e santuários durante todo o ano de 2016. Durante a celebração, os padres e irmãos de Manaus, realizaram a renovação das promessas sacerdotais.

Mais de 2 mil fiéis participaram desta celebração que teve início às 9h30. Foram proclamadas as leituras dos livros do profeta Isaías, apocalipse de são João e o evangelho de Lucas. As leituras em si relembraram que os Espírito Santo de Deus está sobre os ungidos com os óleos e reforçaram os deveres e dedicação dos sacerdotes ao povo cristão. O apocalipse além de relembrar a ressurreição de Jesus e do serviço do sacerdote que deve se espelhar na caridade e na dedicação do salvador.

O evangelho de Lucas contou a vinda de Jesus a terra a dedicação e entrega pela salvação da humanidade, quem segue os ensinamentos tem a presença do Espírito Santo.

O arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, durante a homilia disse aos sacerdotes a importância que cada um deles tem em anunciar as maravilhas do Senhor, e que em Manaus há um povo que reconhece esse simples gesto e participar da celebração da benção dos óleos é um gesto de agradecimento e deste reconhecimento.

Dom Sérgio disse que este ano destinado ao ano santo da misericórdia, o papa convida que os sacerdotes sejam misericordioso. "Somos convidados a ter a capacidade de entender, sentir e viver o sofrimento do nosso irmão que aclama por nossa ajuda, este é o chamado de sermos misericordioso", comentou.

Durante a oração eucarística, foi abençoado os óleos dos enfermos ministrado na unção das enfermidades, pessoas doentes. Após a comunhão Castriani abençoou os óleos do catecúmenos que será utilizado nas celebrações do batismo. Por último ocorreu a benção do óleo do crisma, este foi misturado o perfume e por fim o sopro do arcebispo que representa o Espírito Santo. Este óleo é utilizado nas celebrações do Crisma (confirmação das promessas batismais) além da unção dos sacerdotes e bispos.

Participaram aproximadamente 145 padres. Esta foi a primeira celebração com a presença do novo bispo auxiliar de Manaus, dom José Albuquerque que receberá a ordenação no dia 19de junho.

Publicidade
Publicidade