Terça-feira, 25 de Junho de 2019
Notícias

Momento econômico do Brasil pode ajudar em acordo com UE, diz embaixadora

As negociações entre União Europeia e Mercosul em busca de um acordo comercial ocorrem há cerca de 15 anos. Resultado concreto não veio em 2014, mais recente janela de negócios entre as potências



1.jpg A embaixadora chegou a São Paulo nessa sexta-feira (8) para comemorar o Dia da Europa e participou de conferência sobre as relações comerciais entre União Europeia e o Mercosul
09/05/2015 às 15:57

O atual momento econômico vivido pelo Brasil pode ajudar no andamento das negociações de um acordo do país e do Mercosul com a União Europeia (UE), afirmou a embaixadora da UE no Brasil, a portuguesa Ana Paula Zacarias. "É um momento em que o Brasil, pela sua política de abertura de mercados, pela ideia de aumentar as exportações e pela necessidade de se abrir ao comércio internacional ainda mais, pode ajudar na prossecução desse acordo", disse.

O Brasil vive atualmente uma estagnação do crescimento e alta da inflação e planeja a aplicação de um pacote de ajuste fiscal. Ana Paula Zacarias afirmou que, tal como a situação de crise na União Europeia, esses períodos são “temporários” e a forma de superá-los envolve inovação e criação de empregos.

"Tudo isso passa pelo aumento do comércio internacional, pela abertura dos mercados, pelo reforço das exportações", afirmou a embaixadora, que resaltou que o Brasil é o maior parceiro comercial da UE e o maior exportador de produtos agrícolas para o bloco.

As negociações entre União Europeia e Mercosul em busca de um acordo comercial ocorrem há cerca de 15 anos. Havia a expectativa de resultado concreto no último ano, mas não houve conclusão. Questionada se a proteção dos países às atividades nacionais é um impasse para o acordo, a embaixadora disse que esse momento será superado pelos países.

"Vamos ser capazes de olhar para a floresta e ver o ganho no conjunto, em vez de uma árvore de cada vez", afirmou, acrescentando que nem o Brasil nem o Mercosul devem ficar isolados em um momento em que o mundo está negociando acordos comerciais.

Ana Paula Zacarias disse também que o acordo é "muito importante, quer para um lado, quer para o outro" e que espera que, em breve, possam ser feitas as ofertas de abertura de mercado entre os blocos. A União Europeia já tem acordos com a Colômbia, o Peru, países da América Central, o Chile e a área do Caribe.

A embaixadora chegou a São Paulo nessa sexta-feira (8) para comemorar o Dia da Europa e participou de conferência sobre as relações comerciais entre União Europeia e o Mercosul. Hoje em torno de dez cidades brasileiras terão um conjunto de atividades culturais, sociais e desportivas para marcar o dia.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.