Domingo, 07 de Junho de 2020
DEBATE

Monte Horebe: Joana Darc e Dermilson Chagas trocam farpas na ALE-AM

Dermilson Chagas disse a Joana Darc que ela solicitasse um relatório da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) para que confirmassem que a região era dominada por traficantes



joana_x_dermilson_B4D05F14-23FD-48EA-87EC-34A29019A651.JPG Foto: Arquivo/A Crítica
11/03/2020 às 17:10

A deputada estadual Joana Darc (PL) e o deputado estadual Dermilson Chagas (PP) trocaram farpas ao discutirem sobre a reintegração de posse na ocupação Monte Horebe, Zona Norte de Manaus. A discussão ocorreu durante o grande expediente da sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), nesta quarta-feira (11).

Dermilson Chagas disse a Joana Darc que ela solicitasse um relatório do governo do Estado e da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) para que confirmassem que a região era dominada por traficantes. 



"Queria pedir que a líder respondesse o porquê que o governo foi pedir votos dessas pessoas que hoje ele alega que são traficantes. Quando precisa do povo, vai lá e pede voto”, disse o parlamentar.

Além disso, o deputado afirmou que o relatório é necessário para que a sociedade tenha ciência da atuação dos órgãos de segurança e inteligência no que se refere ao combate da criminalidade no local.

A deputada estadual Joana Darc (PL) rebateu questionando se o deputado não havia acompanhado as ações policiais realizadas no Monte Horebe em 2019. De acordo com a parlamentar, desde então houve apreensões e prisões no local. A parlamentar disse que os moradores honestos, que são maioria, já foram cadastrados e recebem o aluguel social, no valor de R$ 600.

“O governo do Estado nunca disse que ali só tinha traficante ou bandido. Pela primeira vez, o nome de todas essas pessoas consta no site da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab). Só é vossa excelência consultar”, disparou a parlamentar.

Além disso, Joana Darc afirmou que a desocupação do Monte Horebe foi diferente da que ocorreu na Comunidade Cidade das Luzes, Zona Oeste de Manaus, em 2015. Ela disse que, nas ocupações anteriores, o governo retirava os ocupadores e não dava assistência social a eles.

“Quero que vossa excelência também me responda o questionamento que eu fiz no pequeno expediente: o que o governo Amazonino Mendes fez pra conter a ocupação do Monte Horebe? O que ele fez por aquelas de bem que viviam ali? E o que você excelência como líder do governo fez por aquelas pessoas que precisavam da mão amiga do Estado?”, questionou a deputada.

Segurança

A discussão continuou quando o deputado Dermilson Chagas chamou a segurança pública do Estado de ineficiente. "Se você caminhar nas ruas, tem medo de ser assaltado, tem medo de caminhar. Nos ônibus tem assaltos até hoje. Melhorou o quê? Nada! O Amazonino estava lutando. Agora, eu quero saber o que aconteceu quando a senhora era vereadora e pediu voto para ele”, disparou o parlamentar.

A deputada Joana Darc disse que o governo Wilson Lima está atuante e respondeu ao deputado sobre a relação com o ex-governador Amazonino Mendes, quando era vereadora. Ela acrescentou que durante a gestão do atual governo houve queda de 5,8% do número de homicídios, e 25% nos latrocínios.

"Eu não troco o meus quatro dias no Monte Horebe pelas duas horas de teatro que o deputado Dermilson estava fazendo lá. Em relação ao apoio que eu dei ao Amazonino Mendes na época, eu obedeço a recomendações partidárias e eu não me arrependo do apoio não. Mas eu tenho o direito como parlamentar, e como pessoa, de mudar de opinião”, concluiu a parlamentar.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.