Domingo, 27 de Setembro de 2020
HOMENAGEM

Moradora promove homenagem a trabalhadores no Dia do Gari, na Betânia

Celebrada no último dia 16, a data comemorativa teve recepção especial aos trabalhadores considerados essenciais na rua da assistente social Susana Brandão



317941d5-6203-4be8-b2b7-e5f697d59240_F9CEE0FD-FCA5-4CC3-8285-F342C632900A.jpg Foto: Divulgação
25/05/2020 às 10:59

E se todos os garis tivessem parado de trabalhar durante o período de isolamento social? A passagem do Dia do Gari, celebrado no último dia 16, trouxe essa inquietação à assistente social Susana Brandão, que teve a ideia de promover uma homenagem aos profissionais da limpeza pública que, diariamente, recolhem os lixos na rua onde ela reside, no bairro Betânia, zona Sul de Manaus.

O intuito da ação, além de promover a valorização dos profissionais da limpeza, foi incentivar os vizinhos a avaliarem a forma como têm feito o descarte dos resíduos sólidos produzidos em casa. Até porque, como bem lembra a assistente social, enquanto parte da população está em casa, se protegendo contra o avanço do novo coronavírus, profissionais de serviços essenciais, como os garis, continuaram se expondo nas ruas.



“Sem dúvida nenhuma, os profissionais da limpeza pública se encaixam na lista de serviços essenciais. A atividade deles, que sempre foi importante, se tornou ainda mais necessária durante a pandemia. Deveríamos pensar: como administraríamos o nosso lixo nesse período de crise na saúde mundial sem o trabalho deles? Que as pessoas valorizem mais o trabalho dos garis e, ao mesmo tempo, tenham mais consciência ambiental com relação ao próprio lixo”, disse ela.

“Por isso, no 16 de Maio desse ano, justamente numa época em que a maioria dos serviços estão paralisados, tive a ideia de prestar uma homenagem aos garis que passam recolhendo os lixos na rua onde eu moro”, completou.

Para isso, a assistente social Susana Brandão enfeitou a lixeira em frente à casa dela com balões e escreveu um cartaz de agradecimento junto a uma mesa com cestas de quitutes e presentes - preparados com a colaboração de comerciantes da área.

“A homenagem foi emocionante demais. Eles jamais imaginavam receber esse gesto de reconhecimento por parte dos moradores. No fundo, a ideia da homenagem foi inspirar outras ações de agradecimento em outras ruas de Manaus”, pontuou.

O apelo surtiu efeito. Os vídeos e as fotos da ação de reconhecimento aos garis repercutiram nas mídias sociais e acabou inspirando moradores de uma rua de Petrópolis, na zona Sul da capital amazonense, a organizarem gesto semelhante.

EPIs

O único ponto negativo percebido pela assistente social durante a homenagem promovida foi que os profissionais da limpeza estavam trabalhando sem equipamentos de proteção individual. “Preciso registrar minha indignação ao me deparar com funcionários sem máscaras, na linha de frente e diante do caos”, escreveu ela em sua conta no Instagram.

Questionada pela reportagem de A CRÍTICA, a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) informou, por meio de assessoria, que os garis homenageados pertencem a uma empresa terceirizada e possuem os equipamentos de proteção indicados para uso durante a pandemia do novo coronavírus, com protocolo individual de recebimento dos materiais e que devem ser usados diariamente.

Curiosidade

O termo “gari” surgiu em homenagem ao empreiteiro francês Pedro Aleixo Gary, responsável pela fundação da primeira empresa de limpeza na cidade do Rio de Janeiro, em 1876. O francês costumava reunir funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, meio de transporte comum no Século 19, durante o Brasil Imperial.

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno Cidades do jornal A Crítica. Jornalista por formação acadêmica. Já foi revisor de texto de A Crítica por quatro anos e atuou como repórter em diversas assessorias de imprensa e publicações independentes. Também é licenciado em Letras (Língua e Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.