Publicidade
Cotidiano
Notícias

Moradores de Iranduba vão às ruas protestar no dia 25

A principal bandeira de luta dos moradores de Iranduba é para pedir por segurança. 21/06/2013 às 21:51
Show 1
Vista parcial do Centro da cidade de Iranduba
acritica.com Manaus (AM)

Insatisfeitos com os problemas sociais e políticos, os moradores de Iranduba, a 25 quilômetros de Manaus, também vão às ruas unindo-se aos protestos que se espalham por todo o Brasil. A manifestação no município integrante da Região Metropolitana de Manaus está marcada para acontecer na próxima terça-feira (25), com concentração às 16h, na rua José Maria Muniz, próximo ao frigorífico, bairro Morada do Sol.

O protesto é apartidário e está pautado na violação dos direitos básicos do cidadão Iranduba. A principal bandeira de luta é para pedir por segurança. Após a inauguração da ponte Rio Negro, a violência em Iranduba aumentou muito e a rotina da cidade considerada tranquila foi alterada.

As ocorrências de furtos, roubos e até homicídios no município se tornaram mais frequentes. A morte mais recente é a morte do mototaxista Jhony Malveira, na semana passada, vítima de latrocínio (roubo seguido de morte).

De acordo com os organizadores, também serão cobrados a redução da tarifa do transporte coletivo em Iranduba (hoje em R$ 4,00), combate à corrupção e ao nepotismo, qualidade da educação, garantia de esporte e lazer, fortalecimento do controle social, a convocação dos aprovados no Concurso da Saúde e a emancipação do Distrito de Cacau Pirêra.

Outras bandeiras que levantadas são: o retrocesso da Política de Cultura, contra a PEC 37 (medida que retira do Ministério Público a atribuição de realizar investigações criminais), transparência nos gastos públicos, garantia de medidas sócio-educativas, saúde de qualidade, combate às drogas, fiscalização pública, direitos das Juventude, melhor infraestrutura, saneamento e iluminação pública.

Os pontos de pauta foram escolhidos em reunião articulada pelo conselho gestor do Fórum Popular de Políticas Públicas de Iranduba – Luzes de Lamparina – FOPPILL juntamente com a Associação dos Mototaxistas e outros organismos da sociedade civil organizada de Iranduba.

Após sair do bairro Morada do Sol, a passeata seguirá pelas Avenidas Solimões, Rio Madeira até o bairro Mutirão. Desse ponto, retornam para a praça dos Três Poderes.

Publicidade
Publicidade