Domingo, 16 de Maio de 2021
Luto na medicina

Morre médico dermatologista Luiz Cláudio Dias

Ele dedicou a vida ao combate à hanseníase no Amazonas



75eb0256-3875-4224-9a06-d44634acc7bd_DCE09115-B766-457C-88DD-F1B9B958DB66.jpg Foto: Arquivo pessoal
27/03/2021 às 15:35

Faleceu na madrugada de hoje, 27, em Manaus - Amazonas, o médico dermatologista Luiz Cláudio Dias.

De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam), o médico Luiz Cláudio Dias nasceu em Recife e amanhã, 28, faria aniversário. “O médico era muito querido na sociedade amazonense e entre os seus pares da Medicina, pela sua atuação em prol da saúde coletiva. Cuidava da saúde e do bem-estar na população. Foi nosso Conselheiro por muitos anos e essa perda prematura deixará uma grande lacuna em nossa Medicina”, declarou o presidente do Cremam, José Bernardes Sobrinho.



Conforme o Cremam, o dermatologista Luiz Cláudio Dias se formou em Medicina na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Era médico dermatologista e atuou como médico dermatologista na Fundação Alfredo da Matta, na Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), entre outras instituições.

Segundo a médica dermatologista Rossilene Cruz, que também era amiga de Luiz Cláudio Dias, ele era muito dedicado como médico e enfrentava as adversidades para atender os que tinham mais dificuldades no acesso à saúde pública, levando atendimento digno aos indígenas e aos presidiários, por exemplo. “O médico Luiz Cláudio Dias estava sempre à frente dos movimentos para atender as pessoas mais vulneráveis em nossa sociedade”, inclusive, juntamente com o doutor Cleinaldo Costa, implantou a telemedicina nos momentos críticos da saúde no nosso Estado,  afirmou Rossilene Cruz. “Ele também foi presidente da Fundação de apoio às ações de Hanseníase (Fundhans)”, completou.

Para o médico dermatologista Helder Cavalcante, que foi presidente da Fundação Alfredo da Matta, o doutor Luiz Cláudio Dias era um grande dermatologista, que dedicou a vida ao combate à hanseníase no Amazonas. “ Ele foi reconhecido nacionalmente e internacionalmente pelo trabalho realizado pela Fundhans. Conhecia como ninguém as dificuldades do interior do Amazonas. Atuava com a Teleconsulta por meio da Telemedicina, ganhou prêmios internacionais e era uma pessoa simples, muito competente e admirado na Fundação Alfredo da Matta”, concluiu Helder Cavalcante.

*Por Inácia Caldas Puga

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.