Sábado, 14 de Dezembro de 2019
EVENTO EM SÃO PAULO

Moto que obedece a comando humano é destaque no Salão Duas Rodas

Lançamentos das maiores empresas do setor de duas rodas são exibidos nesta semana, na arena São Paulo Expo. Evento encerra neste fim de semana



MotoRoid_3303B000-1047-4697-9A0E-E40817FC4B2D.jpg Foto: Divulgação
22/11/2019 às 19:25

Motores velozes, design provocante, automação e até motocicleta que obedece a comandos humanos. Pode parecer o roteiro de um filme futurista, mas tudo isso acontece exatamente agora, no universo do “Salão Duas Rodas”, que aperta as engrenagens e anuncia as novidades do mundo motorizado. Os maiores players do setor exibem na arena São Paulo Expo, em São Paulo seus lançamentos.

Nossa reportagem viajou até lá para conferir de perto, a convite da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas (Abraciclo), organizadora do evento. Confira os resultados dessa aventura sobre duas rodas.



Triumph

Com 18 concessionárias no Brasil, sede em São Paulo (SP) e fábrica em Manaus, a montadora inglesa Triumph Motorcycles apresentou ao público duas novas motocicletas: a nova geração da Street Triple RS, com motor atualizado que alcança 8,06 kgf.m de torque máximo, distribuídos na faixa das médias rotações dos 123 cavalos de potência. E a Rocket 3 R, que chega ao mercado com motor de três cilindros em linha, entregando até 167 cv de potência em 6.000 rpm e torque máximo de 22,5 kgf.m.

“O novo motor da Street RS apresenta um estilo completamente novo, mais agressivo, e foi projetado para restabelecer a referência da categoria em termos de capacidade e manuseio, tornando essa a motocicleta de rua de desempenho definitivo. Já a nova Triumph Rocket 3R consegue, ao mesmo tempo, oferecer uma pilotagem fácil e um manuseio líder na sua categoria. Torque instantâneo, controle incrível e muito conforto, capacidade e segurança em viagens são alguns dos pontos marcantes do novo modelo”, destacou o general manager Brasil da marca, Renato Fabrini.

Honda

Com quase 50 décadas desde que produziu a primeira CG, em Manaus, a Honda já entregou para o mercado mais de 24 milhões de motocicletas produzidas nos mais variados e modernos modelos. Durante o Salão Duas Rodas, a fábrica expõe um portfólio de novos produtos (motos, capacetes, equipamentos) em um estande de 2.379 m2, com foco nos lançamentos para o ano que vem: a CB 500F e a CB 500X, modelos voltados ao público que ama velocidade e competições esportivas.

“O principal aperfeiçoamento da CB 500X é a adoção da roda dianteira de 19 polegadas, que comparativamente à roda anterior de 17” permite à CB 500X encarar com mais facilidade pisos irregulares ou até mesmo vias sem pavimentação. A naked CB 500F recebeu um intenso trabalho de aperfeiçoamento. Mais agressivo e radical, o design é uma das grandes atrações do modelo. Merecem destaque também a adoção da embreagem deslizante de assistência hidráulica e a revisão do sistema de escape, que em conjunto proporcionam mais performance e prazer na pilotagem”, disse o gerente comercial da empresa, Marcos Monteiro.

Yamaha

Há 64 anos conhecida mundialmente pelo barulho de seus motores, que soa como música aos apaixonados por velocidade, a Yamaha ousou ao apostar no lançamento de uma linha de motos geek com designs inspirados em personagens da Marvel. Mas não para por aí. A marca japonesa lançou também a plataforma Blue Store, que permite ao cliente a experiência de comprar sem sair de casa. Outra novidade que surpreendeu os fãs de tecnologia e motocicletas foi o “Motoroid”, protótipo elétrico que utiliza inteligência artificial, obedecendo a comandos humanos como “Pare” ou “Ande”.

“O Motoroid é capaz de reconhecer seu dono e com ele interagir como ele. Possuo a capacidade de sentir a sua própria posição e no momento ajustar o seu centro de gravidade de forma a ficar de pé sem qualquer ajuda. Por meio dessa tecnologia, o veículo de duas rodas consegue inclusive recolher o apoio lateral, levantar-se, e ir até o seu condutor, sozinho e sem qualquer tipo de ajuda”, enfatizou o diretor comercial da empresa, Ricardo Susini.

Salão Duas Rodas

Em sua 15ª edição, o evento é considerado o maior evento de motocicletas da América Latina, começou no dia 19 deste mês e segue até domingo (24). Ao todo, 500 mil motos estão em exposição, sendo 70 modelos lançamentos, uma oportunidade para os motomaníacos de plantão se fascinarem ainda mais com este universo.

News whatsapp image 2019 05 27 at 11.54.48 8d32dbdd 4f80 4c51 b627 e3873c2e56de
Repórter
Cientista Social, Escritora e Jornalista. Repórter de A Crítica, apaixonada pela arte de contar histórias.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.