Publicidade
Cotidiano
Maior festa católica do País

‘Moto romaria’ antecede a maior festa católica do País, o Círio de Nazaré, em Belém

Na cerimônia, antes do Círio, os fiéis percorrem as principais vias da cidade com motos e bicicletas, em homenagem à santa padroeira do Pará 08/10/2016 às 13:38 - Atualizado em 08/10/2016 às 14:13
Show yu
Os fiéis percorrem as principais vias da cidade com motos e bicicletas (Reprodução)
acritica.com Manaus (AM)

A maior festa católica do País, o Círio de Nazaré, acontece neste domingo (9) em Belém, no Pará. Entretanto, neste sábado, as ruas da capital paraense já foram tomadas por devotos da santa durante a “moto romaria”, onde milhares de fiéis percorrem as principais vias da cidade com motocicletas e bicicletas.

Na cerimônia, todo tipo de motoqueiro, utilizando motos das mais baratas até as mais caras, além das bicicletas, participam do trajeto de orações e de homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Estado do Pará. Na romaria das motos, o barulho dos veículos de duas rodas e o cheiro forte de combustível foi presença nas ruas. O ronco do motor também demonstrava homenagens à santa.

Em certo trecho da moto romaria, na avenida Presidente Vargas, uma das principais vias de Belém, a imagem de N. S. de Nazaré entrou e percorreu o trajeto junto aos fiéis. Adultos, crianças e idosos participaram da celebração, tanto aqueles a bordo das motos e bicicletas, quanto como espectadores nas calçadas.

Após a moto romaria, foi a vez do momento profano do Círio de Nazaré: o arrastão da pavulagem, onde as pessoas dançam e cantam ao som dos ritmos mais tradicionais do Pará: o carimbó e o ciriá. Nas duas festividades, nenhum acidente foi registrado.

São esperados 2 milhões de fiéis no Círio de Nazaré, neste domingo. Mas ainda neste sábado acontece outra cerimônia parte da programação: a romaria fluvial, desta vez formada por todo tipo de embarcação percorrendo a orla da cidade de Belém.

Publicidade
Publicidade