Quarta-feira, 22 de Maio de 2019
PROCESSOS

MP-AM cria grupo para acompanhar investigações sobre massacre em presídio

Intenção do MP-AM é trabalhar na redução da quantidade de presos provisórios no sistema penitenciário. Segundo corregedor, taxa é de quase 70%



WhatsApp_Image_2017-01-04_at_16.31.35.jpeg
Grupo de trabalho foi instituído no MP-AM para acompanhar os trabalhos das autoridades (Foto: Antônio Lima)
04/01/2017 às 18:00

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) criou um Grupo de Enfrentamento da Crise do Sistema Prisional nesta quarta-feira (4) para acompanhar as investigações criminais que envolvem o massacre nos presídios do Estado, ocorrido no início desta semana no Complexo Penitenciario Anísio Jobim (Compaj) e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

O corregedor-geral do MP-AM, José Roque, é  o presidente do grupo, formado ainda por mais sete promotores de justiça.  Eles serão responsáveis por fazer um levantamento da execução criminal de cada presidiário para reduzir o número de presos provisórios que hoje giram em torno de 70%. "O aceitável é que isso seja reduzido para pelo menos 40%. Ainda não é  o ideal, mas é  mais aceitável", destacou José Roque. 

De acordo com o corregedor, a intenção é unir forças com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para buscar dar celeridade aos processos. "A redução (da taxa de temporários ) é necessária para que hjaja uma tranquilidade no sistema, para que os privados de liberdade saibam o dia que começa e o dia que termina sua pena. Isso ameniza a tensão" 

O Procurador-Geral de Justiça, Pedro Bezerra, também explicou que já há uma preocupação com a transferência de mais de 200 internos para a cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro. "A cadeia foi desativada em outubro  e há uma recomendação do CNJ que a Vidal não abrigue mais presos. Estamos preocupados com a situação do prédio, dos presos", disse ele que ainda nesta terça vai realizar uma instenção na unidade prisional juntamente com os membros do grupo  do MP,  Tribunal de Justiça e Secretaria de Segurança Pública.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.