Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Interior do Amazonas

MP-AM deflagra nova operação contra fraudes em licitações em S. Isabel do R. Negro

O alvo da Timbó 2 são empresas que participaram de licitações fraudulentas na Prefeitura de S. Isabel do Rio Negro entre 2013 e 2016. O valor das licitações ultrapassavam os R$ 17 milhões



show_MP-AM.jpg São 14 mandados judiciais que começaram a ser cumpridos na manhã de hoje (Foto: A Crítica)
12/08/2016 às 08:11

O  Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) deu início na manhã desta sexta-feira (12) à Operação Timbó 2 - Zagaia, uma nova fase das ações para combater um esquema fraudulento em licitações da Prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro envolvendo várias empresas. O valor das licitações ultrapassavam os R$ 17 milhões.

Quatorze mandados judiciais começaram a ser cumpridos: quatro de prisão temporária, dois mandados de condução coercitiva, oito de busca e apreensão, além da apresentação de dois presos, conforme mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça do Amazonas. Segundo o Ministério Público, as empresas atuavam na montagem de processos licitatórios em S. Isabel do Rio Negro entre os anos de 2013 e até o início de 2016.

Sendo um desdobramento da Operação Timbó 1, as novas ações do MP-AM identificaram nas contas da Prefeitura de S. Isabel do Rio Negro diversas transferências e saques em dinheiro de vultosas quantias para pessoas físicas e jurídicas. A análise dos documentos permitiu constatar supostas licitações que justificariam tais pagamentos que, quando existiram, eram um verdadeiro acerto entre o grupo de empresas e os líderes da organização criminosa desbaratada na Timbó 1.

Os crimes imputados aos investigados são peculato (Art. 1º, I, do Dec. Lei n. 201/67), organização criminosa (Art. 4º da Lei n.º 12.850/2013), lavagem de dinheiro (Art. 1º da Lei n. 9.613/98), fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva.

A Operação Timbó 2 - Zagaia ocorre com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Adjunta de Inteligência, Delegacia Geral e Departamento de Perícia Técnico-científica. Às 10h30 da manhã de hoje, na sede do MP-AM, em Manaus, haverá uma entrevista coletiva sobre o assunto.

*Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.