MP faz inspeção e encontra falhas na estrutura do Hospital Regional de Itacoatiara
Entre as irregularidades apontadas pelo Ministério Público está o funcionamento da centrífuga do laboratório de análises clínicas com seringas plásticas improvisadas no lugar dos tubos adequados

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) realizou nesta quarta-feira (8) uma inspeção no Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara, e constatou a existência de diversos problemas estruturais.
Entre as irregularidades estão a falta de extintores de incêndio e certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros, até equipamentos essenciais inoperantes ou funcionando em desacordo com as normas técnicas. Os profissionais também verificaram que a centrífuga do laboratório de análises clínicas do hospital funciona com seringas plásticas improvisadas no lugar dos tubos adequados.
De acordo com o promotor Marcelo Augusto da Silva Almeida, da 2ª Promotoria de Justiça de Itacoatiara, a inspeção foi para subsidiar o Inquérito Civil instaurado para apurar denúncias sobre falhas na prestação de serviços de saúde, como a falta de médicos, equipamentos danificados, falta de medicamentos, condições de higiene, dentre outras.
“Os órgãos de fiscalização colaboradores agora terão o prazo de 30 dias para apresentação de relatório técnico sobre as irregularidades encontradas em cada área de atuação, ao final do que será possível traçar um perfil completo da situação e buscar saídas junto ao Poder Público, que vão desde o ajustamento de conduta até eventual judicialização das demandas”, explicou o promotor.
A equipe do Ministério Público contou com o apoio do NAT (Núcleo de Apoio Técnico) do MP-AM. A ação também foi acompanhada por representantes do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, além dos Conselhos Regionais de Medicina, Farmácia e Enfermagem.
*Com informações da assessoria de imprensa.