Publicidade
Cotidiano
Notícias

Mudanças climáticas dificultam redução da pobreza, aponta relatório do Banco Mundial

Relatório informa que os impactos das mudanças climáticas, tais como eventos de calor extremo, afetam os mais os pobres e vulneráveis 23/11/2014 às 14:04
Show 1
Ribeirinhos afetados pela cheia em Manacapuru, no Amazonas
Agência Brasil ---

O Banco Mundial considera que as mudanças climáticas estão dificultando a redução da pobreza no mundo, colocando em risco a subsistência de milhões de pessoas. É o que aponta relatório divulgado hoje (23) pela instituição.

Para o presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim, o documento confirma o que os cientistas vêm dizendo: as recentes emissões [de gases de efeito estufa] criaram um curso inevitável para o aquecimento nas próximas duas décadas, o que afetará mais os pobres e vulneráveis".

O relatório informa que os impactos das mudanças climáticas, tais como eventos de calor extremo, podem ser inevitáveis, uma vez que o sistema atmosférico da Terra está 1,5 grau Celsius acima dos níveis registrados em meados da era pré-industrial e que, mesmo que hoje se tomem medidas de mitigação muito ambiciosas, os impactos não vão ser alterados.

"As mudanças climáticas dramáticas e de o calor extremos estão afetando as pessoas em todo o mundo, prejudicando lavouras e litorais e colocam em risco a segurança da água", destaca o relatório intitulado Turn Down the Heat: Confronting the New Climate Normal. (Diminua o Calor: Enfrentando o Novo Clima Atual, em português) "Essas mudanças tornam mais difícil reduzir a pobreza e colocam em risco a subsistência de milhões de pessoas".


Publicidade
Publicidade