Publicidade
Cotidiano
Notícias

Mulheres no período pós-parto serão imunizadas contra a influenza no AM

Estudos comprovam que mulheres no período após o parto apresentam risco semelhante ou até maior que as gestantes, de ter complicações em decorrência da influenza 10/04/2013 às 14:05
Show 1
O Amazonas já recebeu do Ministério da Saúde as 764. 272 mil doses da vacina que serão utilizadas para a campanha contra a Influenza
acritica.com Manaus, AM

A Campanha de vacinação contra a gripe influenza de 2013 também beneficiará mulheres que deram a luz há menos de 45 dias. Todas as mulheres no período de pós-parto, os idosos com idade a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de dois anos, além de gestantes, indígenas,  pessoas com doenças crônicas e trabalhadores da saúde podem ser vacinadas a partir do dia 15 até o 26 de abril.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, a decisão de incluir as mulheres que deram a luz é baseada em estudos segundo os quais, no período imediatamente após o parto, as mulheres apresentam risco semelhante ou até maior do que as gestantes, de ter complicações em decorrência da influenza. Alecrim reforça a recomendação para que as gestantes também não deixem de se vacinar

 “Dentre todos os grupos prioritários que participaram da campanha de vacinação em 2012, o único que ficou com cobertura vacinal abaixo de 80% foi o das gestantes. Esse foi um resultado observado em termos nacionais e não apenas no Amazonas, apesar de todos os esforços realizados para sensibilizar as grávidas sobre a importância da vacinação”, disse Alecrim.

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) reforça que as pessoas com doenças crônicas (como diabetes, hipertensão, doença renal, asma, entre outras enfermidades) deverão apresentar prescrição médica no ato da vacinação e os cadastrados no Sistema único de Saúde (SUS) devem procurar o posto de saúde onde fazem o acompanhamento da doença.

Doses

O Amazonas já recebeu do Ministério da Saúde as mais de 764 mil doses da vacina que serão utilizadas para a campanha contra a Influenza.

A assessoria de imprensa da Susam informa ainda, que praticamente todos os municípios do interior do Amazonas já comparecerem para fazer a retirada dos lotes de vacinas e enviar para suas respectivas secretarias municipais de saúde.

A vacina a ser utilizada na campanha de imunização deste ano é Influenza Trivalente, que protege contra o vírus da gripe comum e, também, contra a H1N1. No Amazonas, a estimativa é de que os sete grupos prioritários definidos como público-alvo da campanha representem uma população de, aproximadamente, 703.679 pessoas.  A meta é que a cobertura vacinal alcance 80% desse total, um público de, aproximadamente, 562.935 pessoas, em todo o Estado.

Publicidade
Publicidade