Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
Capturar.JPG
publicidade
publicidade

ECONOMIA

Município de Urucará pode perder repasse do Governo Federal de até R$1,5 milhão de reais

Associação Amazonense de Municípios afirma que motivo seria a diminuição de habitantes na taxa de Crescimento Geométrico anual


30/08/2017 às 20:34

O município de Urucará (distante 261 quilômetros de Manaus) pode perder repasse do Governo Federal de até R$1,5 milhão de reais, por conta da diminuição de habitantes na taxa de Crescimento Geométrico (TCG) anual, apontado em pesquisa de crescimento populacional divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  As informações são da Associação Amazonense de Municípios (AAM). 

Conforme a assessoria de comunicação da AAM, a população do município diminuiu de 17.095 mil habitantes para 16.968 mil. O coeficiente, segundo o IBGE ficou entre 13 habitantes a menos. 

Por conta disso, segundo a AAM, Urucará também diminuiu o coeficiente da lista de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), valor pago pelo Tribunal de Contas da União (TCU), todos os meses. Em 2016, faixa de habitantes da cidade era 1,2 e diminuiu para 1,0. 

De acordo com a associação, isso significa que a diminuição do valor pode chegar até 1,5 milhão na arrecadação anual do município. O rombo pode ser maior caso o cálculo do FPM , que é realizado através da arrecadação dos impostos de renda (IR) e sobre produtos industrializados (IPI), seja maior este ano. 

Associação Amazonense de Municípios (AAM) não soube informar o valor repassado pela FPM a Urucará, em 2017. Os representantes das cidades que se prejudicaram com o resultado podem recorrer do resultado no IBGE, em até 20 dias úteis. 

Outros sete municípios do Amazonas sofreram com a redução habitacional, após a divulgação da pesquisa feita pelo IBGE.

publicidade
publicidade
População de Manaus aumentou em 1,6 milhão após criação da Zona Franca
População carcerária feminina de presídio no AM cresceu 567,4% em 14 anos
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.