Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021
Cemitérios

Municípios do Amazonas variam na decisão da abertura de cemitérios nesta segunda (02)

Decisão de deixar cemitérios fechados é para evitar a propagação da Covid-19



Sem_t_tulo_757A3D6A-B7CE-4EF1-AD8D-C8BA362B4D5F.jpg Foto: Arquivo A CRÍTICA
02/11/2020 às 10:19

O Dia de Finados é tradicionalmente marcado pela presença maciça de pessoas nos cemitérios. Este ano, porém, em um cenário de pandemia de covid-19, aglomerações, como as vistas nos cemitérios não são recomendáveis. 

Alguns cemitérios de municípios do interior do Amazonas não abrirão as portas nesse dia. Outros permitirão o acesso, mas com restrições. Na última terça-feira (27) o Governo do Amazonas liberou as prefeituras dos municípios para decidirem sobre o acesso aos cemitérios, mas recomendou caso os portões abram, a população deve se atentar ao distanciamento social e aos protocolos sanitários.



Em Parintins, distante 372 km de Manaus, a Prefeitura Municipal da cidade publicou um decreto proibindo visitações ao cemitério,  segundo o Subsecretário de Comunicação, Daniel Sicsu, o Cemitério Municipal São José, único cemitério da cidade, não abrirá as portas nesse feriado (02) e o decreto deve se entender até o dia 07 de novembro.

“O cemitério ficará fechado, só abrirá excessivamente para sepultamentos no dia. Ainda há áreas da cidade de Parintins que estão passando por situações de emergência devido a Covid.”  disse o subsecretário de comunicação de Parintins.  

Já no município de Itacoatiara, distante 175 km a de Manaus, o cemitério Divino Espirito Santo, também único cemitério na cidade, estará de portas abertas nesse feriado. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itacoatiara, o cemitério vai abrir mas com algumas medidas de segurança, como redução da capacidade máxima de visitantes e o uso obrigatório de máscaras no local. Segundo a Prefeitura, equipes de vigilância também estarão no local.

Em Manacapuru, a 100 km da capital, todos os cemitérios da cidade também estarão abertos de 8h ás 18h também com medidas de restrição. O cidade chegou a ser o principal município do interior do Amazonas com mais casos de óbitos por covid-19.

No município de Coari, a 363 km de Manaus, os cemitérios públicos estarão abertos para visitas, no Cemitério Santa Teresinha, não haverá restrições de visitações, porém segundo a Prefeitura as pessoas serão orientadas a usar máscaras e evitar aglomerações. As missas serão celebradas ao ar livre.  Já no Cemitério São Lázaro, local que foi criado em Maio para as vítimas da Covid-19, as homenagens aos entes queridos serão realizadas pelas famílias numa área externa.

News arquipo goes 2c317e75 17b0 4df4 8ca8 d44839069971
Repórter do acritica.com
Jornalista formado pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte), natural do município de Coari-AM

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.