Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020
LUTO

Músicos prestam homenagens ao trompetista Cláudio Roditi

O enterro será realizado nos EUA, segundo informações do produtor musical do artista, Cláudio Sion



Screenshot_20200119-163730_B00E00C1-DBE9-4678-A7BA-CA7051BEBFBE.jpg Foto: Divulgação
20/01/2020 às 14:45

Considerado um dos maiores expoentes do samba-jazz (estilo musical derivado da fusão entre o samba e o jazz, que se desenvolveu especialmente nos dois maiores centros do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, na década de 50), o trompetista Cláudio Roditi faleceu neste final de semana em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Roditi lutava contra um câncer há cinco anos. O enterro será realizado nos EUA (segundo informações do produtor musical do artista, Cláudio Sion, que era primo do mesmo). Nas redes sociais houve muita comoção por parte dos músicos que prestaram suas homenagens a Roditi.

"Um músico muito respeitado de primeiríssimo time. Tive a honra de tocar com ele e agora vai se juntar ao mestre Victor Assis Brasil e tantos outros brasileiros que muito contribuíram para a nossa música", comentou o saxofonista e flautista Mauro Senise, em sua conta oficial no Instagram.

O saxofonista e clarinetista amazonense Abner Viana também postou homenagens em suas redes sociais e relembrou quando tocou com Roditi em uma das edições do Festival de Jazz no Teatro Amazonas.



"Roditi veio tocar em Manaus em 2014, a convite da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas na 9ª edição do Festival de Jazz. Ele estava super feliz e receptivo com a cidade e era a primeira vez que tocava no Norte do Brasil. Rolou uma conexão de cara entre a gente no palco. No primeiro ensaio, parecia que estavamos 'botando o papo em dia'. Aprendi muito naqueles poucos dias que ele passou em Manaus e foi uma identificação muito rápida", relembra.

"Entre tantas coisas que conversamos sobre música, uma delas era a divulgação do meu trabalho com a música instrumental em Manaus (o Circuito de Música Instrumental Manauara), e ele se mostrou muito atento e interessado, dando a maior força me fornecendo vários arranjos musicais. Eu estava muito apreensivo, pois queria lhe mostrar uma transcrição que havia feito (no meu clarinete) de um solo que ele gravou com o fliscorne no 1º CD do guitarrista Lula Galvão. A música era ‘Minha Saudade’ (João Donato). Ele disse surpreso: 'Cara você transcreveu tudinho, não acredito que combinava até com clarinete esse solo!' (enquanto eu tocava o solo a convite dele no hotel em que estava hospedado). Foram momentos de grande aprendizado e ele me deu muitas dicas de improvisação”, comenta Abner.

“Entre tantas coisas que conversamos, descobri que partilhávamos a mesma fé e os mesmos gostos musicais. Dai ele falou: viu, Abner? Tinha que ser dois sefaraditas pra botar tanto papo musical em dia (risos). No repertório do Concerto no Teatro, tocamos muito samba e com muito bom gosto. Foi sem dúvida alguma, um dos maiores improvisadores que vi na minha vida. Uma honra eterna ter tocado e convivido aquela curta semana com ele", comentou Viana.

O músico

Roditi iniciou sua carreira precocemente na década de 1960, quando integrava o conjunto do compositor e arranjador Ed Lincoln. Nos anos 70, trocou o Brasil pelos EUA, para cursar a renomada Berklee College Of Music (Boston). Em seguida, mudou-se para New Jersey onde manteve base até o final de sua vida. Nos EUA, se firmou como artista internacional tendo tocado com grandes nomes do Jazz, entre eles: Dizzy Gillespie (na United Nation Orchestra), McCoy Tynner, Paquito D'Rivera, Herbie Mann, Arturo Sandoval e muitos outros. Roditi porém, nunca se distanciou da música brasileira, mesmo com tanta bagagem musical do jazz. As interpretações de composições jazzísticas, transformadas por ele em samba, o tornou uma das maiores referências do estilo musical derivado da fusão entre o samba e o jazz, que se desenvolveu especialmente nos dois maiores centros do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, na década de 50. 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.