Terça-feira, 11 de Maio de 2021
DECLARAÇÃO

‘Não gosto de falar, eu gosto de agir’, diz Roberto Cidade em início de trabalhos na Aleam

Declaração do novo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas foi em referência à eleição conturbada, validada pelo STF, em 2020



roberto-cidade_090F7D4E-F8F0-4C61-9048-A7EE2F4164D6.jpg Foto: Divulgação
01/02/2021 às 14:29

Em entrevista coletiva, na manhã de hoje (1°), o novo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (PV), disse ter enfrentado "gigantes" para presidir o legislativo estadual e que promoveu um "contragolpe" à base governista. A fala foi uma resposta aos questionamentos acerca da votação conturbada para presidência da Casa em dezembro do ano passado, validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

"Foi uma eleição legítima. Hoje nós assumimos e quero trabalhar. Não gosto de falar muito, eu gosto de agir", disparou Cidade.



O presidente, que já fez parte da bancada do governo, afirmou que deve analisar os pedidos de impeachment contra o governador Wilson Lima (PSC), e deve dar uma resposta em breve à população. Entretanto, o foco da sua atuação será no gerenciamento da crise da saúde vivida pelo Estado em virtude da Covid-19.

Para dar início a sua atuação ao longo do biênio 2021-2022, Roberto deverá reunir a nova Mesa Diretora e os prefeitos dos 62 municípios para definir ações urgentes de socorro ao interior. Os principais assuntos a serem debatidos serão a destinação de recursos das emendas parlamentares e distribuição do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços  e Interiorização do Desenvolvimento do Estado) afim de fortalecer as bases de saúde nos municípios.

"Quem conhece mesmo sabe. [No interior] não tem um hospital que chegue aos pés do 28 de Agosto. Se [o vírus] chegar como chegou à capital Manaus, será muito lamentável e irão morrer muitos amazonenses", alertou o presidente.

Ponto forte

A volta dos trabalhos da ALE-AM foi citada pelo parlamentar, como um ponto forte para combate à pandemia. O maior empecilho para a atuação das comissões, segundo ele, ficará a cargo do risco de contaminação dos próprios deputados que ficam impossibilitados de viajar ao interior por medo de levar o vírus consigo.

Cidade prometeu que fará um mandato independente, mesmo com o período turbulento enfrentado pela política amazonense. E agradeceu a ajuda do Governo Federal com quem pretende construir um "diálogo harmonioso" em prol do Amazonas.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.