Terça-feira, 21 de Maio de 2019
ALIANÇAS

'Não levamos em consideração declaração de apoio', diz Arantes sobre votação

Jovair Arantes, que concorre à Presidência da Câmara dos Deputados, minimiza apoio de cinco deputados do Amazonas a Rodrigo Maia.



maia.jpg
O deputado Jovair Arantes diz acreditar que, na votação secreta, obterá os votos necessários para suceder Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados (Foto: Divulgação)
24/01/2017 às 10:12

O deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO) foi o segundo candidato a presidente da Câmara dos Deputados a desembarcar em Manaus, na última segunda-feira (23), em menos de dois dias. Em busca de apoio para a eleição que acontecerá no próximo dia 1º de fevereiro, Jovair afirmou que se reuniu com três deputados do Amazonas. Até o momento o único deputado do Estado a declarar voto em Jovair foi Sabino Castelo Branco, por serem do mesmo partido.

A visita de Jovair Arantes a Manaus faz parte do seu planejamento de campanha de visitar todas as 27 capitais do País firmando compromissos com Estados e municípios para conseguir apoio. Além de Jovair, os outros candidatos confirmados na disputa pelo comando da Câmara dos Deputados são: Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente que tenta a reeleição, ele esteve em Manaus no último domingo; e André Figueiredo (PDT-CE). O PSB ainda está definindo se lança um candidato.

Rodrigo Maia participou de um almoço na casa do senador Omar Aziz (PSD), no último domingo, onde cinco deputados federais declaram apoio a sua recondução ao cargo. O governador do Amazonas, José Melo (Pros), também participou do almoço.

Os deputados que declararam apoio a Maia foram: Pauderney Avelino (DEM); Conceição Sampaio (PP); Átila Lins (PSD); Alfredo Nascimento (PR); e Silas Câmara (PRB).

Questionado sobre o objetivo da vinda a Manaus logo após cinco deputados terem declarado voto a seu principal concorrente e dos outros três deputados do Estado apenas o deputado Arthur Bisneto (PSDB) ainda não ter declarado apoio, Jovair ratifica que, se fosse pela relação pessoal, contaria com o voto da maioria da bancada do Amazonas e que declaração de apoio não garante vitória. O deputado Hissa Abrahão (PDT) já declarou voto a André Figueiredo.

“Não levamos em consideração declaração de apoio. Na hora do voto secreto, eu tenho certeza que a maioria da bancada do Amazonas votará na minha candidatura. A maioria dos deputados da Câmara estão cansados dessa atual administração (Rodrigo Maia)”, disparou Arantes.

O parlamentar acrescentou que Maia tenta passar a imagem de favorito, mas que ser recebido por autoridades estaduais na porta do aeroporto não lhe dá garantia de vitória.

“Ele não é favorito. Ele (Maia) está com a caneta na mão no momento e está usando para passar essa imagem de favorito. Ele também não é candidato do presidente Michel Temer”, frisou.

Arantes afirmou que se reuniu em Manaus com três deputados federais do Amazonas, mas diferente de seu concorrente, prefere não dizer os nomes dos deputados. Sobre os compromissos firmados com o Amazonas, Arantes promete estar conectado com todos os Estados e também com os assuntos em defesa da região norte.

“Quem tem conhecimento sobre os assuntos do Amazonas são os deputados daqui e vamos estar linkados para defender os assuntos da região”, disse.

Zona Franca

O deputado Jovair Arantes citou que defender os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus é um desafio constante para os parlamentares do Amazonas e esse será um dos seus compromissos com o Estado.

 ‘Não vamos recorrer’

Autor da ação contra a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), cuja liminar foi derrubada ontem, o advogado Marcos Aldenir Ferreira Rivas, 52 anos, nasceu em Manaus e atua na advocacia há 25 anos. “Quando fui despachar com o juiz Hilton Queiroz, cheguei a comentar que se ele optasse por conceder a liminar, poderia ficar certo que o TRF1 iria caçá-la, pois o Tribunal é historicamente conservador e pró-poder. De fato, se concretizou o esperado, mas o importante é que a questão passou a ser discutida com a sociedade. Não vamos recorrer da decisão, por ser tecnicamente inviável, mas estamos buscando outras soluções jurídicas”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.