Sábado, 22 de Fevereiro de 2020
CURIOSIDADE

NASA identifica asteroide 'potencialmente perigoso' se aproximando da Terra

O corpo celeste assumirá velocidade de 9,4 quilômetros por segundo quando estiver próximo do nosso planeta, que deve ocorrer na sexta-feira (10), de acordo com a agência espacial dos Estados Unidos



images__21__E3A4CAEF-FC7D-487E-A2AD-542BF1D8FA6C.jpg Foto: Reprodução / Internet
06/01/2020 às 08:46

Um asteroide classificado como "potencialmente perigoso" pela agência espacial dos Estados Unidos irá passar próximo da Terra na próxima semana, informam pesquisadores da NASA. A informação foi divulgada pela Sputnik, uma agência de notícias da Rússia.

De acordo com estimativas da agência, o asteroide 2019 OU possui mais de 550 metros de diâmetro. A NASA prevê que a rocha espacial venha a passar perto do planeta Terra na próxima sexta-feira (10) tendo tido sua trajetória confirmada ainda em outubro de 2019, conforme relata o jornal Express.



Desde então, a agência norte-americana calculou o tamanho, velocidade e órbita do asteroide para determinar se o mesmo representa algum risco, concluindo que se trata de um "asteroide potencialmente perigoso".

A NASA classifica que asteroides potencialmente perigosos possuem 150 metros ou mais de diâmetro, ou seja, são em torno do dobro do tamanho da Estátua da Liberdade. Vale destacar que raramente objetos espaciais como esse se aproximam da Terra, acrescentou a NASA.

O corpo celeste assumirá velocidade de 9,4 quilômetros por segundo quando estiver próximo do nosso planeta.

De acordo com a Agência Espacial Europeia, existem mais de 21.702 objetos do tipo que por vezes cruzam nossa órbita. No topo dessa lista, existem 997 asteroides que poderiam representar algum grau de risco. Felizmente, a NASA não acredita que o asteroide 2019 OU venha a chocar com o planeta Terra.

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.