Publicidade
Cotidiano
MEIO AMBIENTE

Alunos de Engenharia da UEA se preparam para desafio de nautidesign em Joinville (SC)

Evento acontece em setembro com objetivo fomentar a geração de inovações na área de engenharia naval e estimular a interação entre alunos 30/07/2017 às 05:00 - Atualizado em 30/07/2017 às 08:55
Show content equipe navi  7
Integrantes da equipe Navi foram buscar conhecimento em um estaleiro real (Foto: Divulgação)
Silane Souza Manaus (AM)

Pode parecer brincadeira de criança, mas não é. É coisa de gente grande mesmo. Estamos falando de embarcações, do tipo rebocador, com quase um metro de comprimento, que estão sendo construídas por estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para o Desafio Universitário de Nautidesign (Duna). O evento acontecerá entre os dias 6 e 9 de setembro, em Joinville (Santa Catarina), e tem por objetivo fomentar a geração de inovações na área de engenharia naval e estimular a interação entre alunos.

Para os estudantes da UEA que vão participar da competição, esta é uma forma de colocar em prática o que aprendem em sala de aula e também testar ideias novas que poderão ser aplicadas na construção de embarcações grandes. Eles levam em conta o potencial da Engenharia Naval no Amazonas, uma vez que o principal meio de transporte no Estado é o  fluvial. “Mesmo sendo um modelo de tamanho pequeno, o projeto se baseia numa embarcação de tamanho real”, disse a estudante Rosa Fernandes, 21.


Equipe Jaraqui vai levar duas embarcações para a competição (Foto: Divulgação)

Ela estuda Engenharia Naval e é integrante da equipe Jaraqui, a primeira da UEA a participar da competição, em 2014, e a melhor do Norte e Nordeste desde 2015. Este ano, na quarta participação do grupo no evento, eles vão em busca do 1º e 2º lugar geral. “Assim como no ano passado vamos levar duas equipes e duas embarcações para o desafio. Elas estão sendo construídas dentro dos padrões proposto pelo edital do Duna e estão na fase de testes”, revelou o estudante de Engenharia Naval Leonardo Silva, 21. 

Além da Jaraqui, vão para o Duna as equipes Navi e Nautican. Ambas participam do desafio desde o ano passado. A Navi, conforme a estudante de Engenharia Naval Tábita Tegas, 21, ficou em 8º lugar geral em 2016, e pretende alcançar a 3º colocação este ano. “Falta pouco tempo para o evento e ainda estamos finalizando a construção do rebocador que vamos levar, mas estamos confiantes em conseguir uma boa pontuação”, afirmou, destacando a importância de uma competição como essa no currículo dos estudantes. 


Equipe Navi está finalizando a construção do rebocador (Foto: Divulgação)

A Nauticam, por sua vez, assim como a Jaraqui, está construindo duas embarcações para o desafio. Em 2016, equipe levou apenas um rebocador e ficou em 7º lugar geral. “Este ano queremos ficar em 1º”, disse o estudante de engenharia naval Eike Gomes, 21. “Mas só em participar já estamos ganhando, pois o aprendizado que adquirimos com esse intercâmbio de ideia é maior do que na própria faculdade”, completou, dizendo que um dos barcos está 70% pronto e o outro 90%.

Provas em Joinville

O Desafio Universitário de Nautidesign é organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Joinville, desde 2013. Os modelos de embarcações do tipo rebocador concebidos pelas equipes são então submetidos a uma série de provas, que ocorrem em vários dias, a fim de avaliar a qualidade de seu projeto e construção.


Parte da equipe Nauticam em apresentação do barco no Duna do ano passado (Foto: Divulgação)

As equipes que vão participar do Duna 2017 são composta por alunos de  Engenharia Naval, Mecânica e Elétrica da Universidade do Estado do Amazonas. Mais de 50 estudantes da instituição estão envolvidos entre os três grupos que se inscreveram na competição que reúne equipes nacionais e internacionais.

Equipes da UEA buscam  parcerias

Faltando pouco mais de um mês para o início do Desafio Universitário de Nautidesign (Duna) 2017, as equipes amazonenses que vão participar da competição ainda buscam parcerias e apoio para finalizar os projetos e ajudar a custear as passagens e estadia dos competidores em Joinville (Santa Catarina), cidade onde ocorrerá o evento. 


Os membros da equipe Jaraqui, os melhores do Norte/Nordeste desde 2015 e 2016 (Foto: Divulgação)

Os interessados podem entrar em contato com cada equipe por meio de e-mail: jaraque.uea@gmail.com; naviuea@gmail.com; nautican.uea@gmail.com. Ou se preferir, eles também estão nas redes sociais, onde inclusive é possível acompanhar os detalhes dos projetos, bem como o desenvolvimento deles. 

Entre os atuais patrocinadores estão empresas e instituições locais, como a QLuz, Grupo Atem, Amazon Aço, UEA (Jaraqui), M.E.E. Navegação e Logística, Tarenav: Tarumã Reparos Navais (Navi), Centro do Alumínio e Hub: Inovação e Tecnologia (Nauticam).

Rebocador da Navi no Duna 2016

Publicidade
Publicidade