Publicidade
Cotidiano
Notícias

Nível das águas do Rio Negro sobe 3 centímetros nesta quinta (26)

De acordo com o chefe do Serviço Hidrológico do Porto de Manaus, Valderino Pereira, apesar da subida, ainda é muito cedo para precisar se o número marca o início da cheia ou se trata do fenômeno chamado repiquete 29/10/2015 às 16:06
Show 1
De acordo com o chefe do Serviço Hidrológico do Porto de Manaus, Valderino Pereira, a característica deste aumento no nível das águas é ainda do repiquete
Rafael Seixas Manaus (AM)

O nível das águas do Rio Negro subiu 3 centímetros nesta quinta-feira (29), marcando 15,95 metros. Apesar da subida, ainda é muito cedo para precisar se o número marca o início da cheia ou se trata do fenômeno chamado repiquete – quando as águas amazônicas sofrem alterações de subida e descida drástica por contas das chuvas que ocorrem nas cabeceiras dos rios.

De acordo com o chefe do Serviço Hidrológico do Porto de Manaus, Valderino Pereira, a característica deste aumento no nível das águas é ainda do repiquete.

“Aparentemente é a subida do repiquete. Sempre digo que para saber o início da enchente ou da vazante têm que esperar dois dias no mínimo, porque há variações. Estamos no período normal do rio parar (de descer) e começar a encher. O importante é que ele parou a vazante e começou a dar um sinal que vai encher”, disse.

Na semana passada, as águas do Rio Negro desceram até 40 cm por dia. Na semana seguinte, o rio teve uma descida mais discreta, com 13 cm, no domingo; 12 cm, na segunda-feira; 4 cm, na terça-feira; e 3 cm, na quarta-feira. 

Publicidade
Publicidade