Domingo, 18 de Agosto de 2019
Notícias

No AM, Mais de 459 mil pessoas já se vacinaram contra a Gripe

Na análise por grupo prioritário, a meta de 80% já foi ultrapassada nos grupos dos idosos, das crianças, das puérperas (mulheres na fase do pós-parto), e dos trabalhadores da saúde



1.jpg Campanha de vacinação encerra nesta sexta-feira
09/05/2013 às 20:38

Até esta quinta-feira (9), quase 459 mil pessoas já haviam sido vacinadas contra a Influenza (gripe), em todo o Amazonas, segundo balanço parcial divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A Campanha de Vacinação contra a Influenza termina nesta sexta-feira (10), em todo o País.

O número de pessoas vacinadas até o momento no Estado já representa mais de 74% do número de pessoas incluídas nos sete grupos prioritários definidos como público-alvo da campanha: idosos a partir de 60 anos, crianças a partir de 6 meses a menores de 2 anos; indígenas; gestantes; mulheres no pós-parto; doentes crônicos e trabalhadores da saúde. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é alcançar 80% deste público.

O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque reforçou a recomendação para que, nesta reta final da campanha, as prefeituras do interior do Estado reforcem ainda mais a mobilização de suas equipes, para o cumprimento da meta pactuada com o Ministério da Saúde. Cada Prefeitura, explicou Bernardino, é responsável pela operacionalização da campanha em seu município.

Na análise por grupo prioritário, a meta de 80% já foi ultrapassada nos grupos dos idosos, das crianças, das puérperas (mulheres na fase do pós-parto), e dos trabalhadores da saúde. No grupo dos doentes crônicos não há meta de cobertura vacinal pactuada e o Amazonas já imunizou 53.574 pessoas nesse grupo. Entre as grávidas, a cobertura vacinal estava próxima de 65%, na manhã desta quinta-feira.

Em relação aos indígenas, Bernardino informa que a cobertura vacinal deste grupo está próxima de 45%. Ele destaca, no entanto, que a campanha para este público-alvo começou no dia 27 de abril, em data posterior ao dos demais, e que o trabalho prossegue até o final deste mês, nas comunidades indígenas.

*Com informações da assessoria de comunicação da Susam

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.