Publicidade
Cotidiano
Notícias

No Dia do Dentista, profissional conta como passou pelos obstáculos e montou clínica

Além de ter se reinventado para abrir uma clínica que une diversas especialidades no bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul, a pernambucana revela uma verdadeira história de superação 24/10/2015 às 14:46
Show 1
Cirurgiã-dentista Eneida Borges viveu desafio para se formar na profissão e conseguir se estabelecer na capital
Oswaldo neto ---

Quem vai ao consultório da cirurgiã-dentista Eneida Borges, 45, não consegue imaginar os desafios que ela enfrentou para ter seu nome bordado no jaleco branco. Além de ter se reinventado para abrir uma clínica que une diversas especialidades no bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul, a pernambucana revela uma verdadeira história de superação.

Nascida em Recife (PE), Eneida viveu altos e baixos para se estabelecer na carreira. Conforme ela conta, tudo começou ainda na faculdade, após dificuldades financeiras atingirem a família. Para pagar as despesas do curso de Odontologia na década de 1990, Eneida realizou diversas atividades, entre elas a venda de ovos de páscoa.

“A época da páscoa me salvava muito. Tive um noivo que era médico. Esse médico começou a levar os ovos para vender nos hospitais. Ao longo de alguns anos todos os médicos de hospitais que ele trabalhava queriam comprar os ovos que eu fazia”, relembrou.

A “fábrica” de chocolate improvisada durou pelo menos cinco anos, período em que se especializou em endodontia e em seguida se mudou para Manaus com o objetivo de crescer financeiramente. “Todo mundo dizia que Manaus era um lugar para se estabelecer”, comentou.

Novos desafios

Ao chegar em Manaus nos anos 2000, Eneida deu início ao processo para se inserir no mercado odontológico da região. A cirurgiã conta que chegou a atuar em pelo menos três consultórios, e também lecionou em universidades da capital.

Nas clínicas, Eneida diz ter vivido fases positivas, onde teve grande faturamento, mas também negativas, provocadas principalmente pela falta de conhecimento dela em outras áreas como a Administração. “Fiz vários cursos, como o Empretec do Sebrae. Sempre tive uma afeição pelo empreendedorismo, mas por meio dele eu pude direcionar para a minha área”, explicou Eneida.

Profissão

 Após se estabelecer na capital montando a clínica Ágilis Oral, Eneida ainda possui desejos, como alavancar o lucro da clínica, aumentar o salário dos seus funcionários e conseguir o ISO 9001. Sobre a profissão de dentista, comemorada neste domingo, Eneida acredita que as facilidades devem ser melhor aproveitadas pelos profissionais. “Quanto mais fácil está, parece que menos as pessoas dão valor. As pessoas não têm noção do quanto era complicado na minha época. O profissional só não se prepara e não chega na Lua se ele não quiser”, avalia.

A clínica Ágilis Oral fica localizada na avenida Perimetral, bairro Parque 10. O espaço oferece 15 serviços, entre eles clínica geral, clareamento a laser, endodontia e próteses. A clínica funciona das 14h as 21h em dias úteis e aos sábados das 9h as 13h. Os telefones são 3648-1019, 98114-6272 e 99198-6272.


Publicidade
Publicidade