Realizar denúncia de crimes contra a mulher pode evitar mortes
Para a titular da DECCM, a delegada Ivone Azevedo, o primeiro passo para quebrar o ciclo de violência é realizar a denúncia

Entre janeiro e outubro de 2020, Manaus registrou mais de 19 mil casos de violência doméstica sofrida por mulheres. No interior do estado foram mais de 600 casos. No mesmo período, a capital amazonense registrou 514 casos de estupros de mulheres na faixa etária de 0 a 65 anos, e 94 no interior do estado. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que apesar de alarmantes não refletem a realidade, já que nem sempre acontece a denúncia.
Visando conscientizar a sociedade no combate à violência de gênero e encorajar as vítimas sobre a importância de denunciar seus agressores, é celebrado nesta quarta-feira (25), o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data oficial foi instituída em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem às irmãs Mirabal, assassinadas em 25 de novembro de 1960.
De acordo com a titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) das Zonas Sul e Oeste, a delegada Ivone Azevedo, o primeiro passo para quebrar o ciclo de violência é realizar a denúncia. Para isso, há diversos canais de atendimento tanto presencial quanto online ou por telefone. A delegada cita o Disque 181, que tem um canal exclusivo para denúncia e atendimento psicossocial às vítimas, além da Delegacia Interativa (DI) que pode receber ocorrências de forma online.
A capital amazonense conta também com três delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher. A titular da Especializada ressalta, porém, que todas as delegacias da cidade podem fazer o registro de ocorrências dessas vítimas. Segundo Ivone, as especializadas são as mais indicadas por possuírem estrutura adequada aos casos, a exemplo do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), prédio anexo à delegacia que oferece atendimento psicossocial.
Conforme a psicóloga Neyla Silveira, o atendimento psicológico é fundamental para o acolhimento das mulheres vítimas de violência. “A mulher é vitimizada e ela chega com uma série de fragilidades, e o papel do psicólogo é realizar esse primeiro atendimento de forma acolhedora, de forma a encontrar um ponto de compreensão do que ela está passando, sem julgamentos e sem direcionar qualquer tipo de demanda”, explicou a psicóloga.
Após esse primeiro momento, a psicóloga explica que é necessário continuar com o acompanhamento da vítima. “No atendimento público, quando essa mulher presta a queixa, ela é acolhida e depois é acompanhada para ser tirada desse processo de violência e afastada do agressor. E o papel do psicólogo é fazer com que ela supere os traumas relacionados à agressão e, da mesma forma, trabalhar no processo de construção da autonomia dessa mulher”, destacou.
A psicóloga explica ainda que, o processo que acarreta no ato de violência, geralmente, acontece de forma sútil, seja em situações de ciúmes ou privação da liberdade da mulher. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a violência contra a mulher como "qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais para as mulheres, inclusive ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, seja em vida pública ou privada".
Para delegada Ivone, a violência contra a mulher não é somente aquela praticada em um relacionamento afetivo. Ela pode acontecer também no relacionamento entre parentes, como é o caso de agressões entre mãe e filho, pai e filha, irmãos, primos, e ainda, a violência entre patrão e empregada doméstica. A delegada ressalta que todos esses casos se enquadram na legislação brasileira 11.340/2006, que garante proteção a essas vítimas.
Onde denunciar:
Horários de atendimento
DECCM Parque Dez
Endereço: Avenida Mário Ypiranga Monteiro
Contato: (92) 3236-7012
Horário de Atendimento: Plantão 24h
DECCM Colônia Oliveira Machado
Endereço: Rua Desembargador Felismino Soares
Contato: (92) 3214-3653
Horário de Atendimento: Das 8h às 17h
DECCM Cidade de Deus
Endereço: Rua Nossa Senhora da Conceição
Contato: (92) 3582-1582
Horário de Atendimento: Das 8h às 17h