Publicidade
Cotidiano
Notícias

No Dia Nacional do Sorvete, lojistas comemoram alta nas vendas em Manaus

Calor que aflige a cidade aumentou as vendas do doce em 50%, em comparação com setembro do ano passado 23/09/2014 às 13:49
Show 1
Sorveterias ampliam mix para atender aumento da demanda nas lojas
Alik Menezes* Manaus (AM)

Hoje se comemora o Dia do Sorvete, cujo consumo só tende a crescer com as altas temperaturas registradas em setembro. Enquanto os apreciadores se refrescam, os fabricantes comemoram o aumento nas vendas que chegam a 50% em comparação com setembro de 2013.

De acordo com a gerente da fábrica de sorvetes Glacial, Lane Lima, o aumento da demanda pôde ser sentido na segunda quinzena do mês de agosto, quando a produção aumentou cerca de 30% quando comparada à do mesmo mês do ano passado. “Temos a sensação que a temperatura está muito mais alta que no ano passado. Em virtude disso, a demanda aumentou consideravelmente, tanto que precisamos aumentar a produção no mês de agosto”, disse.

O mês de setembro ainda nem chegou ao fim, mas já é destaque como um dos melhores meses para o setor. “Nesse mês nossa produção e venda cresceram 50% em comparação com setembro do ano passado”, informou.

Movimento sazonal

Lane explicou que o ‘boom’ do setor começa no mês de agosto e chega até fevereiro, tendo bons índices de venda até no mês de dezembro. “Mesmo já sendo um mês de chuvas intensas, nós vendemos muito bem, isso porque dezembro é o mês das férias escolares. Nossas lojas ficam lotadas”, contou.

E com o aumento da demanda para suprir as 12 lojas é necessário investir na contratação de funcionários. Este ano, o reforço na mão de obra pode chegar a até 40% em comparação com segundo semestre do ano passado. O efetivo da rede hoje é de 115 atendentes e caixas que trabalham em turnos de acordo com a demanda da loja.

“O mês que mais produzimos é outubro, e com isso precisamos contratar mais. Nós já estamos contratando e aqui não existe essa de ‘temporário’ como em muitos setores, os funcionários que têm um bom desempenho continuam após o período de experiência. No ano passado precisamos investir na contratação de 20%, esse ano acreditamos que o aumento será entre 30% a 40%”.

Para o proprietário da Sorvetes Manaus, Ildair Junior, a o aumento da procura pelo produto se eleva no mês de julho, mas agosto e setembro são os melhores meses. “Em agosto nós crescemos 10% comparando com agosto ano passado. Ainda não fechamos o relatório desse mês, mas acredito que o aumento será de 20%”, disse.

Ildair contou que o aquecimento no mês de julho e se estende ate dezembro. “Depois começam as chuvas, aí a procura diminui”, afirmou.

* Especial para A CRÍTICA.

Publicidade
Publicidade