Domingo, 19 de Maio de 2019
Notícias

No meio de uma agitada Manaus, parques e praças são opções de tranquilidade nas férias

Veja opções para aproveitar as férias com lazer, diversão e tranquilidade em parques e praças ao ar livre, em Manaus



1.jpg
O parque Senador Jefferson Péres, na avenida Sete de Setembro ainda dispõe para os pequenos áreas de playground e fica aberto ao público para prática de atividades físicas.
11/01/2016 às 17:39

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS

Durante um passeio pelas ruas da capital é possível perceber uma história rica em detalhes e grande obras, lapidada em locais, como parques e praças, monumentos que são verdadeiros refúgios de tranquilidade em meio à corrida do cotidiano. Esses locais também marcam fatos importantes na vida de pessoas comuns, como a do servidor público Alacid Moreira, 50, que há três anos, durante uma caminhada pelo parque Senador Jefferson Péres, na avenida Sete de Setembro,  Centro, recebeu um convite inusitado.

“Fui abordado por um jovem casal que se conheceu aqui no parque, eles me contaram a história e me fizeram o convite para ser padrinho do casamento deles. Não os conhecia, mas por terem se conhecido aqui, constantemente me viam. Esse caso me marcou muito e fiquei muito satisfeito”, relembra.

ASSISTA AO VÍDEO

Alacid apadrinhou o novo casal, que virou amigo da família. Ele continua frequentando o parque para realizar suas caminhadas matinais e aproveita o período das férias para realizar passeios noturnos com os filhos. “É uma excelente opção para quem não viajou, além de ser gratificante ter esse tempo e espaço para recompor as energias e iniciar o ano com exercícios físicos. Sem dúvida é um dos locais mais bonitos da cidade”, destaca o servidor.

O Parque ainda dispõe para os pequenos áreas de playground e fica aberto ao público para prática de atividades físicas. Além disso, oferece conhecimento sobre a história política, social e paisagística da capital amazonense, especialmente do período da economia da borracha, a partir da forma como foi estruturado – a vegetação, o traçado, a arquitetura, a simetria, a simbologia, enfim, de todo um clima que marcou aquele período histórico. Durante o passeio, os visitantes podem observar diversas espécies da flora amazônica no orquidário, e conhecer as praças distribuídas no espaço: Fonte dos Leões alados, Charrete e Bond.

Bilhares

Outro ponto em meio a área urbana que vale um passeio com a família e amigos nas férias é o Parque Municipal Ponte dos Bilhares, entre as avenidas Getúlio Vargas e Djalma Batista, o espaço é visita constante do garçom Aldeney Gama, 41, para exercitar o corpo. “Tive problemas de saúde e aqui encontrei várias opções, então além de caminhar e correr, sempre uso os aparelhos de ginástica e a quadra poliesportiva”, revela.

Há playgrounds e uma biblioteca com acesso a internet e vários materiais de pesquisa. O parque funciona de 6h as 23h oferecendo aos visitantes um leque de opções. “Temos a pista de skate, caminhada e ciclofaixa, quadras para pratica de basquete, voleibol e futsal.

Além de anfiteatros e gastronomia, os frequentadores também podem desfrutar da paisagem das Praças da Fogueira e dos Namorados”, explica Paulo Victor Duarte, gerente do Parque.

No Parque Municipal do Mindu, na rua Perimetralno, Parque 10, os apreciadores de flores podem visitar um orquidário que reúne orquídeas de diferentes famílias. O estudante de História Gabriel Martins, 18, tem o hábito de visitar espaços em meio ao verde, e pela primeira foi ao local.

“Minha mãe veio antes e achou maravilhosa as trilhas, ela teve a oportunidade de encontrar alguns animais. Eu fiquei impressionado e chamei outros amigos para conhecer”, revela. O estudante conta que nessas férias já visitou a Tribo Indígena Dessana, no rio Solimões, e o Musa.  Agora planeja a próxima aventura. “Estou empolgado para conhecer o Museu do Seringal”, adianta Gabriel.

Além das trilhas, o espaço do Mindu dispõe de pontes suspensas onde é possível o contato com as copas das árvores, e a contemplação da flora e fauna amazônica. O parque fica aberto de terça-feira a domingo, de 8h às 17h.

Praça Heliodoro Balbi

Conhecida popularmente como Praça da Polícia, fica localizada na avenida Sete de Setembro, no Centro. Além de possuir diversas esculturas de ferro espalhadas em toda a sua extensão, a praça tem como principal atrativo suas pequenas lagoas e chafarizes. Às sextas e sábado, conta com programação artística.

Parque das Nascentes do Mindú

Outra opção em meio ao corredor ecológico urbano é o Parque das Nascentes do Mindu, na comunidade Santa Bárbara, Cidade de Deus, Zona Leste, que oferece trilhas para caminhadas em meio a reserva ambiental que preserva a natureza amazônica.

O local fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

Praça da Saudade

Assim é conhecida a Praça 5 de Setembro, que fica aberto ao público 24 horas e em horários específicos para os comerciantes do local. Localizada em pleno Centro de Manaus, é uma excelente opção de turismo e lazer há décadas, rodeada por árvores e jardins.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.