Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Notícias

Nokia apresenta o Nokia Asha 501

O aparelho e a nova plataforma Asha reinventam a categoria de smartphones acessíveis 



1.jpg O Nokia Asha 501estará disponível para cerca de 60 operadoras e distribuidores em mais de 90 países
09/05/2013 às 11:01

A Nokia anunciou nesta quinta-feira (9) o primeiro modelo da nova família de smartphones Asha, o Nokia Asha 501. O aparelho supera as barreiras de design para smartphones acessíveis, com cores vibrantes, construção de excelente qualidade e uma interface inovadora. O Nokia Asha 501 é o primeiro smartphone com a nova plataforma Asha que foi desenvolvida para proporcionar uma experiência mais rápida e mais amigável ao usuário. Essa interface também permite aos desenvolvedores a criação e publicação de aplicativos feitos especialmente para a nova geração de aparelhos Asha.

O Nokia Asha 501estará disponível para cerca de 60 operadoras e distribuidores em mais de 90 países. O preço sugerido é de 99 dólares. A versão que chegará ao Brasil é o Nokia Asha 510 Dual Sim e a previsão de início de vendas é no terceiro trimestre de 2013 nas lojas físicas e online da Nokia, além dos principais varejos.

Design e interface

O Nokia Asha 501 leva design de ponta e qualidade de forma acessível para mais pessoas. Seu corpo é composto de uma capa durável e removível, uma tela de vidro (capacitiva) sensível ao toque de 3 polegadas resistente a riscos e um único botão de “voltar”. Compacto, o aparelho pesa apenas 98 gramas.

O smartphone foi feito para as pessoas acessarem de um modo fácil tudo que amam com um simples swipe, ou seja, arrastar dos dedos, para escolher entre duas telas: a tradicional tela inicial ou a Fastlane, inspirada em como as pessoas realmente usam seus aparelhos. Nesta tela, o usuário encontrará últimos contatos acessados, redes sociais e aplicativos. O novo recurso funciona como um multitarefa inteligente, mostrando as 50 atividades mais recentes. 

Experiências de internet mais inteligentes e personalizadas

O novo Asha vem com o navegador Nokia Xpress pré-instalado que compacta páginas da web e reduz em até 90% o uso de dados para tornar a navegação mais rápida e econômica. A Nokia também anuncia a disponibilidade do Nokia Xpress Now, um novo aplicativo de web que recomenda conteúdo baseado em localização, preferências e os principais assuntos do momento. O app pode ser encontrado na página inicial do navegador ou baixado via Loja Nokia de aplicativos.

“A Nokia superou as expectativas do que é possível na categoria de telefone abaixo de 100 dólares com o novo Asha, diferente de qualquer outro, com algo do design do Lumia e um mix de recursos, serviços e acessibilidade que é valorizado por consumidores que procuram melhor custo-benefício", disse Neil Mawston, diretor executivo Global Wireless Practice, da consultoria Strategy Analytics. "Esta é uma adição bem-vinda para o mercado e uma opção interessante para os consumidores que querem fazer um upgrade dos feature phones".

Plataforma Asha para os aparelhos da próxima geração

O smartphone foi construído para oferecer às pessoas a melhor alternativa de experiência móvel a um preço acessível. O Nokia Asha 501 Dual SIM possui conexão Wi-Fi e autonomia de bateria de até 26 dias* em stand by. O Nokia Asha 501 é o primeiro smartphone construído sobre a nova plataforma Asha. Essa interface aproveita os investimentos da Nokia na Smarterphone, uma empresa que a Nokia adquiriu em 2012.

A nova plataforma oferece aos desenvolvedores um ambiente aberto para criação de apps de qualidade para os consumidores. A Nokia proporciona a chance de desenvolvedores publicarem seus aplicativos com maior alcance globalmente por meio da Loja Nokia de aplicativos e suas ferramentas.

Muitos dos aplicativos mais populares já estão disponíveis ou em desenvolvimento para a plataforma Nokia Asha, incluindo CNN, eBuddy, ESPN, Facebook, Foursquare, Line, LinkedIn, Nimbuzz, Pictelligent, The Weather Channel, Twitter, WeChat, World of Red Bull e jogos da Electronic Arts, Gameloft, Indiagames, Namco Bandai e Reliance Games. WhatsApp e outros parceiros importantes continuam explorando o novo Asha.

“O novo Asha 501 eleva as opções do que é possível em termos de design e otimização em um smartphone acessível", disse Timo Toikkanen, vice-presidente executivo de Mobile Phones da Nokia. "A sinergia entre o design físico e o motor que é a nova plataforma Asha criou um smartphone com estilo e substância a um preço excelente."

*Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.