Domingo, 19 de Maio de 2019
Notícias

Nomeações na Suframa: Rebecca diz que ‘voltou atrás’ para aguardar aprovação de ministro

Explicação para a “desnomeação” de superintendente adjunto na Suframa é que depende da aprovação de Ricardo Berzoini, ministro de Estado das Comunicações



1.jpg
Rebecca Garcia está confiante na nomeação de Walter Roberto Sipelli como superintendente adjunto de Administração
15/01/2016 às 11:12

Questionado pela superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia, o governo federal argumentou que revogou a nomeação de Walter Roberto Sipelli – braço direito do Grupo Garcia -, para o cargo de superintendente Adjunto de Administração da autarquia, porque precisa da autorização do ministro de Estado das Comunicações, Ricardo Berzoini, que estava de férias e retorna nesta sexta-feira (15).

“Me explicaram que não tinha autorização de sair nomeação que não passasse pelo Berzoini, que está de férias. Mas volta até amanhã (hoje). Tudo será resolvido. Ele não precisa assinar (a nomeação) é só autorizar”, afirmou Rebecca.

Sipelli chegou a ser nomeado na terça-feira (12) para o cargo, mas no dia seguinte (13), o Diário Oficial da União (DOU) publicou um novo ato (portaria n° 57) do ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner (PT), tornando “sem efeito” a portaria anterior (n° 42), de 11 de janeiro, publicada no dia 12, referente à nomeação.

O “recém-desnomeado” é dirigente do PP-AM, e ao lado de Rebecca foi secretário-executivo de Finanças do exercício de 2013, no governo Omar Aziz (PSD). Na eleição de 2014, segundo o site – meucongressonacional.com, Sipelli doou R$ 3 mil ao PMDB, de Eduardo Braga e R$ 2.334 ao PP.

De acordo com a superintendente, outras nomeações de outros estados também aguardam o retorno e autorização de Ricardo Berzoini para serem publicadas. “Apenas Berzoine é responsável pela avaliação de nomeações e deveriam ter esperado ele voltar para sair a publicação. Nenhum grande problema”, classificou.

Na quarta-feira (13), Rebecca chegou a condicionar sua permanência à frente da Suframa à nomeação de Sipelli no cargo de superintendente Adjunto de Administração do órgão. Nos bastidores a informação era de que José Nagib, exonerado no dia 23 de fevereiro de 2014 da Suframa, do mesmo cargo de Sipelli, sob suspeita de má gestão, iria retornar ao seu posto, após articulações políticas que estariam sendo costuradas em Brasília.

“Quero deixar claro que não tenho nada contra o nome dele (José Nagib), mas essa nomeação inviabilizaria a minha permanência a frente da Suframa, pois este é um cargo de confiança e ele jamais trabalhou comigo. Não o conheço”, disse Rebecca na quarta-feira.

A ex-deputada federal foi nomeada para o cargo de superintendente da Zona Franca de Manaus pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, no dia 26 de outubro de 2015.

A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia (PP) está em Brasília. Segundo ela, uma reunião já estava agendada com o ministro Armando Monteiro. Na pauta da reunião está o programa Zona Franca Verde e a prestação de contas do órgãos referente ao ano de 2015.

‘Não sou investigado’, diz Nagib

O funcionário público federal, José Nagib, apontado, nos bastidores, como possível indicado para assumir o cargo que já ocupou de superintendente Adjunto de Administração da Suframa, rebateu ontem a declaração da superintendente da autarquia, Rebecca Garcia, de que ele seria investido pela Justiça.

“Não estou sendo investigado em nenhum órgão. Não há nenhum processo, nem investigação e muito menos condenação. Fui gestor e estou prestando esclarecimentos ao TCU (Tribunal de Contas da União), referente ao exercício de 2012 na Suframa, pois as contas foram reprovadas e foram feitas recomendações. Já apresentei os documentos requeridos, já houve defesa, e estamos aguardando o Tribunal”, informou.

Nagib disse ainda que não foi comunicado pela Casa Civil (do Governo Federal) de que assumiria o posto novamente. “Não sei de onde surgiu isso”, disse.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.