Domingo, 16 de Junho de 2019
Notícias

Notas do Enem serão divulgadas nesta sexta-feira (8) pelo MEC; entenda como ela é calculada

Principal mecanismo de acesso ao ensino superior, Enem terá seu resultado divulgado pelo Ministério da Educação. No Amazonas, 106 mil fizeram a prova



1.jpg As notas estarão disponíveis no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/
07/01/2016 às 18:12

Nesta semana, 106.737 candidatos do Amazonas esperam com ansiedade o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas individuais dos participantes da prova serão divulgadas nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC). Com suas últimas provas aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro de 2015, o exame nacional se firmou como o principal mecanismo de acesso ao ensino superior no Brasil.

Finalista do ensino médio do Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado em Manaus, o estudante João Guilherme Silva Gomes, 17, é um dos 106.737 candidatos do Amazonas que participaram da última avaliação do exame. Ele, assim como centenas de outros amazonenses, aguarda com ansiedade a divulgação do resultado. “Minhas expectativas são as melhores possíveis e mediante a preparação que tive aliada à força de vontade, acredito que tenho boas chances de ingressar no ensino superior”, apontou.

Conforme divulgado pelo Governo Federal, o MEC divulgará nesta sexta-feira (8) as notas individuais dos candidatos que participaram das provas em 2015. Com o resultado, os participantes poderão pleitear o ingresso em universidades públicas brasileiras por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e também adquirir bolsas de estudo a partir do Programa Universidade Para Todos (PROUNI).

De acordo com a gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), professora Ana Donizete, quando divulgadas, as notas individuais dos candidatos poderão ser acessadas no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no endereço eletrônico  http://enem.inep.gov.br/participante/.

 “Ao acessar o endereço eletrônico, será solicitado ao participante do Enem que ele informe seu CPF e senha de inscrição. No endereço eletrônico indicado serão divulgadas as notas individuais obtidas, correspondentes às áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Redação”, informou Donizete.

Segundo a gerente, de porte de suas notas, o participante do Enem poderá pleitear seu ingresso em instituições públicas de ensino superior a partir do SISU. “Cujas inscrições no site http://sisu.mec.gov.br/ poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira, dia 11”, explicou a gerente, acrescentando que neste endereço o interessado já pode consultar a oferta de vagas com a distribuição por cursos e instituições de seu interesse.

Amazonas

Com provas de sua última edição aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro de 2015, o Enem registrou 156.735 inscritos no Amazonas, dos quais 106.737 realizaram a prova.

Para contribuir com a preparação dos estudantes inscritos, o Governo do Estado, por meio da Seduc promoveu capacitações específicas e desenvolveu mais uma edição do projeto “Aulões do Enem” que beneficiou aproximadamente 50 mil alunos disponibilizando aulas preparatórias e ministradas, via satélite, para escolas de todo o Amazonas a partir do Centro de Mídias de Educação.

Como é calculada a nota do Enem

A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste modelo estatístico, o valor de cada uma das questões varia de acordo com o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, os itens que os estudantes acertarem mais serão considerados fáceis e, por essa razão, valerão menos pontos na composição da nota final. Já os itens com menor número de acertos por parte dos estudantes serão considerados difíceis e, por essa lógica, valerão mais pontos.

É por isso que é muito comum dois participantes acertarem o mesmo número de itens, mas terem médias finais diferentes no Enem.

Como saber se fui bem na prova?

Com exceção da redação, que não é corrigida pela TRI e cuja nota varia de 0 a 1000, não existe uma pontuação máxima e mínima fixada que o participante possa atingir no Enem. Como os limites de escala variam conforme o nível de dificuldade das questões e o comportamento dos estudantes em cada pergunta, a pontuação sofre alterações a cada edição do exame. Dessa forma, para saber se foi bem na prova, o estudante deverá comparar seu desempenho com as notas mínimas e máximas obtidas pelos participantes.

Em 2014, as notas dos candidatos em ciências humanas variaram entre 324,8 e 862,1 pontos. Na prova de ciências da natureza, a nota máxima foi 876,4 e a mínima, 330,6. Em matemática, a pontuação mínima foi 318,5 e a máxima, 973,6. Em linguagens, a nota mais alta foi 814,2 pontos e a menor, 306,2 pontos.

*Com informações de assessorias e agências


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.