Publicidade
Cotidiano
Notícias

Novas tecnologias auxiliam na hora de fazer pagamentos

Conheça as opções de recursos para enviar dinheiro e fazer pagamentos de qualquer lugar e sem o auxílio de bancos 05/09/2015 às 10:47
Show 1
O PayPal é popular por permitir pagamentos seguros no e-commerce mundial
Juliana Geraldo Manaus (AM)

Manusear dinheiro e fazer pagamentos com boletos parece ser um hábito que está ficando para trás. Diversos recursos virtuais estão surgindo e se consolidando como alternativas para a transação de valores monetários via web.

No universo tecnológico, esse movimento é conhecido como digital wallet ou carteira virtual. O termo guarda-chuva abarca ferramentas diversas como o PayPal, que permite fazer pagamentos online e o google wallet, que possibilita ao usuário enviar um e-mail para outro, com uma quantia ‘anexada’ no lugar do arquivo de texto.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, as transações virtuais são uma forte tendência e devem se estabelecer no varejo brasileiro nos próximos cinco anos. “A vantagem desses sistemas é que o consumidor cadastra os dados do cartão de crédito ou débito uma única vez, e a partir daí sempre que quiser realizar um pagamento, só digita sua senha de acesso, semelhante ao login de um e-mail”, explica.

Segundo o especialista, esse mecanismo traz duas vantagens: segurança e conveniência. “O sistema diminui o trânsito do cartão de crédito, ou seja, você não precisa ‘passar’ o cartão todas as vezes, evitando fraudes e um certo desconforto de dar seus dados ao vendedor na hora da compra”, defende ele, ressaltando que, em breve, esses serviços devem ser populares também em lojas físicas.

Dinheiro ‘anexado’

Além de textos, ‘anexe’ dinheiro aos seus e-mails no Google

O recurso é um  tipo de expansão da função “anexar arquivos”. Ao selecionar a opção “anexar dinheiro”, os usuários podem enviar algumas quantias, ao custo de uma taxa de 2,9% por pagamento. Para utilizar a ferramenta é preciso cadastrar as informações no site wallet.google.com.

Pagamentos online

Mais disseminado, o recurso do PayPal está disponível como forma de pagamento para compras online no mundo inteiro. O usuário seleciona o serviço e paga com segurança usando o cartão de crédito. O destinatário não vê as informações financeiras. Site www.paypal.com/br.

Remessa online

Movimentação de moedas estrangeiras de qualquer lugar

O serviço permite que os clientes paguem contas do exterior ou enviem dinheiro para outros países de onde quer que estejam. Ideal para manutenção de residentes no exterior, compra e venda de imóveis fora do país, pagamento de cursos, entre outros. Acesse o site confidencecambio.com.br.

Pague pelo Messenger



Rede social já permite envio de quantias via messenger

Ainda indisponível no Brasil, o recurso, já  usado nos EUA, é simples. Basta abrir um ‘inbox’ com o amigo para o qual deseja enviar o dinheiro, clicar no símbolo ‘$’ e digitar o valor desejado, em Avançar para adicionar o cartão de débito e, por último, em Pagar. www.facebook.com.

Publicidade
Publicidade