Terça-feira, 14 de Julho de 2020
Saúde animal

Prevenção e diagnóstico do câncer de próstata nos pets em ação universitária

Campanha vai oferecer exames para diagnóstico de câncer de próstata em cães e gatos, na sexta-feira (18), na clínica veterinária da Esbam



veterin_ria.JPG O câncer de próstata é mais comum em cães, mas também pode acometer gatos, segundo Raquel Corrêa, da Esbam. Foto: Divulgação
16/11/2016 às 06:00

Universitários e professores do curso de medicina veterinária da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) realizam na sexta-feira (18) a primeira edição da campanha “Novembro Azul Pets”, que se destina à prevenção e diagnóstico do câncer de próstata dos animais domésticos do sexo masculino.

De acordo com a coordenadora da clínica veterinária da Esbam - que irá realizar o mutirão de atendimento aos animais -, Raquel Corrêa, todos os procedimentos, como ultrassonografia para avaliação da próstata, castração dos animais diagnosticados com câncer, vermifugação, aplicação de acaricidas e vacinação contra raiva, serão ofertados para a comunidade de forma gratuita.



“Nosso objetivo é alertar a comunidade quanto ao diagnóstico e a prevenção precoce do câncer de próstata nos animais, por isso resolvemos abraçar essa causa e realizar esta ação, servindo de alerta para a importância de fazer os exames para detectar precocemente a doença no animal”, reforçou Corrêa.

O atendimento iniciará às 8h e seguirá até as 12h. A estimativa é que pelo menos 100 animais passem pela triagem e avaliação. “Vale reforçar que, assim como o homem, os cães e gatos também estão sujeitos ao câncer de próstata. Muitas vezes, por falta dessa informação, os donos demoram a procurar um veterinário. Essa campanha vem para alertar para a importância da prevenção, também com os animais”, explicou a veterinária.

Ela ressaltou que as pessoas cujos animais forem diagnosticados receberão um encaminhamento para a realização de exames mais específicos e tratamento do animal. Por isso, ela recomenda a quem levar o pet para passar pelos procedimentos chegar um pouco mais cedo. Conforme a coordenação da campanha, todos os animais serão atendidos por ordem de chegada. Esta é a primeira vez que a campanha é realizada em Manaus, informou Corrêa.

Cães e gatos

O câncer de próstata é uma neoplasia pouco comum em gatos, mas pode acontecer, e em cães é mais frequente. A campanha Novembro Azul Pet acontece na sexta-feira (18), na clínica veterinária da Esbam, que fica na rua rio Madeira, Adrianópolis, na Zona Centro-Sul. Informações: (92) 3305-1805.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.