Publicidade
Cotidiano
Notícias

Novembro é tempo de cuidado e prevenção da saúde masculina

Unidades de saúde estão com programações especiais para estimular homens a cuidarem da saúde no Novembro Azul 04/11/2015 às 10:42
Show 1
A campanha do Novembro Azul tem foco no câncer de próstata, mas nas unidades de saúde do Amazonas os profissionais de saúde estarão empenhados em sensibilizar a população masculina para ter atenção com outras doenças
Isabelle Valois ---

Após um mês todo destinado a saúde e prevenção da saúde feminina, agora é a vez dos homens focarem na saúde com um mês dedicado a eles. Para isso, as unidades de saúde estão com uma boa programação de atendimento tanto para os exames do cotidiano como também para orientar ao tratamento dos casos mais sérios, como o câncer de próstata, lembrado pela campanha do ‘Novembro Azul’.

É preciso se cuidar e se preocupar, pois de acordo com o diretor presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Edson de Oliveira Andrade, este tipo da doença é o mais incidente entre os homens no Amazonas, e conforme os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde (MS), reforça a afirmação, com projeção de 510 novos casos para 2015 e uma taxa bruta de incidência de 27,94 casos para cada 100 mil habitantes.

O chefe do Serviço de Urologia da FCecon, o urologista Giuseppe Figliuolo, disse que os pacientes que dão entrada no hospital em busca de tratamento são oriundos de vários municípios amazonenses e de estados e até países vizinhos, o que eleva o número de atendimentos significativamente na FCecon.

O urologista explicou que o exame do toque retal é primordial para a descoberta da doença ainda na fase inicial. “ O exame deve ser feito a partir dos 40 anos, quando há casos hereditários na família. Também é indicada a realização do exame de sangue para a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), o qual pode apontar alterações hormonais que podem ser um indício da doença”, informou.

Mesmo com a ampliação das campanhas de orientação e a disseminação de informações como esta, Figliuolo explica que grande parte dos homens ainda apresenta resistência ao exame de toque. Ele alerta, contudo, que deixar de realizá-lo no tempo certo pode levar a um diagnóstico tardio e, consequentemente, à evolução de um tumor mais invasivo, que reduz não só as chances de cura, mas também eleva os riscos de sequelas como a impotência sexual.

Sobre a prevenção, o médico destaca que a adoção de hábitos saudáveis, que evitam vários tipos de doença, como as cardiovasculares, também se aplicam ao câncer. Entre eles, estão a redução do consumo de carne vermelha, a manutenção de uma alimentação rica em licopeno e a prática de exercícios físicos com frequência. O consumo de cigarro e bebidas alcoólicas em excesso são alguns dos vilões que devem ser evitados.

Campanha ganha às ruas hoje

Com o lema “Agora é a vez dos homens. Quem se cuida, não perde o melhor da vida”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia amanhã, a campanha de prevenção para os homens. A abertura da campanha acontece na esquina da avenida Djalma Batista com a rua Pará, às 16h, com a distribuição de materias educativo para população masculina.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão reforçando durante um mês a oferta de serviços direcionados aos homens. As UBSs irão realizar atividades de prevenção com imunização, consultas médicas, distribuição de preservativos, saúde bucal, testes rápido de HIV e distribuição de preservativos. Também serão realizadas palestras abordando temas como Violência e Acidentes, Tabagismo, Paternidade Responsável, Atividade Física e Alimentação Saudável, Hipertensão e Diabetes. Durante novembro, as UBSs vão funcionar em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 12h.

Publicidade
Publicidade