Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
PADROEIRA DO AMAZONAS

Novenário inaugura festejos de N. S. da Conceição no dia 29; veja programação

Primeira noite de novenário será no dia 29 de novembro. Missas em menção à padroeira seguem até 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição



show_316337_70ACBA58-77E0-45DF-8C71-7E4ED080C1CB.jpg Foto: Divulgação/Pascom
19/11/2019 às 20:33

O Novenário de Nossa Senhora da Conceição inicia no dia 29 de novembro, às 18h ,na Catedral Metropolitana de Manaus, no Centro da cidade. O evento marca o começo dos Festejos da Padroeira do Amazonas, que seguem até o dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição.

A devoção à Nossa Senhora da Conceição data de 1659, quando foi trazida ao Amazonas pelos Missionários Carmelitas. Este ano, a veneração à Nossa Senhora da Conceição celebra 360 anos em terras amazônicas.



A Festa da Imaculada Conceição foi inscrita no Calendário Litúrgico da Igreja Católica em 1477, pelo Papa Sisto IV. Já o dogma de “imaculada”, isto é, Maria concebida sem pecado, foi proclamado em 8 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX.

Para os Festejos de 2019, elegeu-se o Tema Maria, mãe da Amazônia e dos povos da floresta e o lema Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes (Lc 1,52). A escolha se deu por conta da comunhão com o Sínodo para Amazônia, realizado no mês de outubro deste ano, em Roma, cujos resultados apontam para o caminho de uma conversão de abrangência integral, pastoral, cultural, ecológica e sinodal.

Sobre o novenário

O Novenário acontecerá juntamente com a Missa, sempre às 18h30, na Catedral Metropolitana de Manaus. Para cada noite do Novenário, haverá um subtema específico a ser abordado, um pregador convidado e diversos grupos oriundos de toda a cidade, de comunidades ribeirinhas, comunidades indígenas, remanescentes de quilombos, cooperativados da economia solidária e catadores de material reciclado, artistas, expressões juvenis, além das pastorais sociais e outras iniciativas em favor da promoção do bem comum e da evangelização.

Dia da Imaculada

No dia da festa, 8 de dezembro, na Catedral, pela manhã serão celebradas duas missas: uma às 7h30 e outra às 10h. Às 8h iniciará a Ciclomotoprocissão. Às 11h, a Acolhida das Comunidades de Terreiro (Candomblé e Umbanda).

A Programação segue no horário da tarde, a partir das 15h com o Terço e Ofício de Nossa Senhora. A tradicional Procissão pelas ruas do centro histórico de Manaus, terá início às 16h30, seguida da Santa Missa campal que acontecerá em um palco montado nas esquinas das avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro. A Santa Missa será presidida pelo Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani.

Feira da Solidariedade

No contexto dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, organizado pela Cáritas Arquidiocesana, acontecerá na Praça da Matriz, a IX Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar, a partir das 9h, com vasta programação. Para esta iniciativa, a Cáritas Arquidiocesana conta uma rede de grupos parceiros.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.