Publicidade
Cotidiano
Notícias

Novo comando da Seind será anunciado em um mês

Governador José Melo afirmou que vai ouvir lideranças indígenas, que se articulam para lançar nomes, para a escolha dos novos gestores 16/03/2015 às 20:13
Show 1
Indígenas pressionaram o governo e a Assembleia Legislativa (ALE-AM) para que a secretaria não fosse encolhida
acritica.com Manaus (AM)

O governador José Melo (Pros) estuda mudanças na direção da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (16) pela Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom).

Segundo o texto da agência, José Melo pretende "reunir as organizações indígenas para buscar nomes de consenso ao longo dos próximos trinta dias".

No fim de fevereiro, A CRÍTICA mostrou que, após assegurarem a manutenção da pasta em meio a reforma administrativa e os rumores de sua possível extinção, líderes indígenas se articulam  para tentar mudanças no comando da pasta. Os indígenas estão divididos e cada grupo quer emplacar nomes de seu interesse.

No dia 25 de fevereiro, quando anunciou à imprensa detalhes da reforma administrativa, o governador afirmou que nunca pensou em extinguir a Seind e que foi pego de surpresa com os rumores de que a pasta perderia status de secretaria para passar a ser um departamento da Secretaria de Assistência Social. “Jamais iria acabar com uma função tão importante”, afirmou à época.

Os líderes indígenas, entretanto, atribuem a manutenção da secretaria à pressão exercida sobre o governo.

Publicidade
Publicidade